Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

08/11/2018 13:31

Confira o balanço do Outubro Rosa em Ibiporã

No município, foram realizadas 565 coletas de exames citopatológicos de colo de útero, 263 solicitações de mamografias, além da realização do exame clínico das mamas durante a coleta de exames, no decorrer de toda a campanha

Fotos Crédito: Divulgação/Sec. Mun. de Saúde

Fonte: Núcleo de Comunicação Social/PMI. Com informações da Secretaria Municipal de Saúde

Durante o mês de outubro, em razão da campanha Outubro Rosa, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ibiporã e equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e Núcleo Ampliado de Estratégia Saúde da Família (NASF) desenvolveram várias ações de prevenção e de diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo de útero.

Todas as nove UBSs realizaram ações de divulgação durante o Outubro Rosa, começando pela sensibilização das equipes à população, por meio de motivação visual, para despertar a lembrança e importância da prevenção dos cânceres de colo de útero e mama e da saúde da mulher.

Também foram realizadas durante o mês de outubro, ações de busca ativa pelas equipes do PSF e agentes comunitários de saúde, das mulheres da faixa etária alvo da campanha – 40 a 69 anos –, para coleta de exame preventivo, mamografia e exame clínico das mamas; agendamento de coleta de exames em horários diferenciados; campanhas de coleta de exame preventivo; e ações de educação em saúde pelos profissionais de cada UBS e NASF.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã, foram realizadas 565 coletas de exames citopatológicos de colo de útero, 263 solicitações de mamografias, além da realização do exame clínico das mamas durante a coleta de exames, no decorrer de todo o Outubro Rosa.

A Secretaria de Saúde forneceu para todos os administrativos e estagiários camisetas da campanha Outubro Rosa, como também para o Novembro Azul, para divulgação, sendo esses os profissionais responsáveis a realizarem o primeiro atendimento de acolhimento na recepção da UBS.

Vale ressaltar que o exame clínico das mamas e o preventivo de câncer do colo de útero são gratuitos e estão disponíveis durante todo o ano na rede pública de saúde.

Ações entre DTRANSITO e Saúde

As ações foram realizadas objetivando a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico dos cânceres de mama e útero, e a necessidade do uso do cinto de segurança e de dispositivo de retenção infantil em veículos automotivos.

Foram realizadas três ações de blitz educativa pela Secretaria de Saúde em conjunto com o Departamento Municipal de Trânsito (DTRANSITO) (rotatória da Av. Ibrahim Prudente da Silva; Av. 19 de Dezembro com a R. Pe. Vitoriano Valente; e em frente à UPA), onde 3 ACSs, 3 ACEs e 4 agentes de trânsito abordaram os motoristas para repassar informações a respeito da campanha Outubro Rosa.