Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

15/05/2019 13:00

Prefeito empossa novos conselheiros do CMS nesta quarta (15)

Foram nomeados 32 conselheiros, entre titulares e suplentes, representantes de entidades dos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS

O prefeito empossou os novos conselheiros nesta quarta (15)

Fotos Crédito: Marlon Dias

Fonte: PMI

O prefeito João Coloniezi empossou nesta quarta-feira (15), na Sala de Reuniões do Gabinete, os 32 representantes da sociedade civil (titulares e suplentes) que comporão o Conselho Municipal de Saúde (CMS) para o período 2019-2022. Além dos conselheiros, os membros da Mesa Diretora do CMS/biênio 2019-2020, também foram empossados durante a reunião.

O novo presidente do CMS, Otoniel da Silva, afirmou que pretende honrar com os compromissos de conselheiro: ‘’A nossa função é fiscalizar e informar o poder público sobre necessidades da área de saúde, e eu espero trabalhar com dignidade e honra’’. Já o prefeito destacou a importância da existência do conselho: ‘’Eu agradeço a preocupação de vocês (conselheiros) com a comunidade. O diálogo entre a população e o poder público é necessário para que possamos ter uma saúde de qualidade’’, afirmou Coloniezi.

Estiveram presentes na solenidade 24 dos 32 conselheiros nomeados, que foram escolhidos por votação durante a 14ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no dia 13 de março.

Mesa Diretora do CMS/biênio 2019-2020

Presidente: Otoniel Antonio da Silva (usuários);

Vice- presidente: Renata Camargo dos Santos (trabalhadores);

1º Secretário: Verônica Sanches (Poder Executivo);

2º Secretário: Ivete Semprebom (usuários);

Membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Saúde – 2019-2022

I – Representantes de Entidades de USUÁRIOS do Sistema Único de Saúde:

1.

Titular: José Carlos Silveira - Igreja Presbiteriana Independente -Espaço Vida.

Suplente: Romio da Silva Cardoso - Igreja Presbiteriana Independente -Espaço Vida.

2.

Titular: Otoniel Antonio da Silva - Associação de Moradores do Jardim Pérola.

Suplente: Mauro Rigate - Associação de Moradores do Jardim Pérola.

3.

Titular: Maria José Félix dos Santos – Associação de Moradores do Conjunto Azaléia e Kaluana.

Suplente: Marlene Donizete da Silva Tosti - Associação de Moradores do Conjunto.    Azaléia e Kaluana.

4.

Titular: Marlene Rosa de Almeida - Associação de Moradores do Jardim John Kennedy.

Suplente: José Ivan Lopes Pinheiro - Associação de Moradores do Jardim John Kennedy.

5.

Titular: Rosimary Aparecida Lopes - Associação de Moradores da Boa Esperança.

Suplente: Solange Aparecida Nivaldo - Igreja Cristã Primitiva.

6.

Titular: Rosangela Aparecida Borges dos Anjos – OAB/Paraná.

Suplente: Silvia Helena Lourenço - APASI – Associação Pais e Amigos de Surdos de Ibiporã.

7.

Titular: Ivete Pereira Semprebom - APASI – Associação Pais e Amigos de Surdos de Ibiporã.

Suplente: Odete Dias Barbosa - Paróquia São Rafael.

8.

Titular: Wilson da Silva - Associação de Moradores do Jardim São Rafael.

Suplente: Maria Crisonete Lima - Grupo Mulher Atual.

II - Representantes de Entidades dos TRABALHADORES da Saúde Municipal:

1.

Titular: Renata Angélica Neiva Semprebom - ASMI - Associação dos Servidores Municipais de Ibiporã.

Suplente: Érica Folly Rosa de Marchi - CRF- Conselho Regional de Farmácia.

2.

Titular: Cíntia Aparecida Marques Martins Novais - COREN - Conselho Regional de Enfermagem.

Suplente: Juliana Stuqui Mastine - COREN - Conselho Regional de Enfermagem.

3.

Titular: Flávia Vasconcellos - CRO - Conselho Regional de Odontologia.

Suplente: Sandra Cristina Gonçalves de Oliveira - CRO - Conselho Regional de Odontologia.

4.

Titular: Diana Aparecida da Silva Piveta - SINDSERV - Sindicato dos

Servidores Municipais.

Suplente: Renata Camargo dos Santos - SINDSERV - Sindicato dos Servidores Municipais.

III - Representantes de Entidades dos PRESTADORES de serviço do Sistema Único de Saúde Municipal:

1.

Titular: Rafael José de Lima - Hospital Cristo Rei (Santa Casa de Ibiporã)

Suplente: Cassiele Lidiane Brassaroto - C.L. BRASSAROTO - PRÓTESE DENTÁRIA

2.

Titular: Márcia Carine de Souza - APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

Suplente: Carolina de Cássia Sacca Colognesi - Laboratório Carlos Chagas / São Jorge

IV - Representantes do Poder Executivo:

1.

Titular: Deise Suemi Hayashi Kotaka (Atenção Básica - SMS)

Suplente: Vanessa Cristina Luquini (Vig. Epidemiológica - SMS)

2.

Titular: Verônica Sanches Gomes (SMS)

Suplente: Rosemar Aparecida Pedro Jorge (SMS)

O que é o Conselho Municipal de Saúde?

É um órgão deliberativo, normativo, fiscalizador e consultivo do Sistema Único de Saúde no âmbito Municipal, objetivando basicamente o estabelecimento, acompanhamento, controle e avaliação da saúde no município, de acordo com a Lei Orgânica do Município e a Constituição Federal.

O Conselho Municipal de Saúde é constituído por, 50% usuários do SUS; 25% profissionais de saúde; e os outros 25% são gestores e prestadores de serviço do SUS.

O que faz um conselheiro?

Representa o seu segmento e manifesta ideias e demandas de seu respectivo grupo ou instituição que ele representa, além de articular os interesses do conjunto dos usuários. Ao discutir, ele leva a opinião de uma parcela significativa da sociedade, pois não age em nome de seus interesses pessoais, mas da parte que ele representa e do conjunto dos usuários do Sistema Único de Saúde.