-

Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.

24/03/2020 18:57

Prevenção ao novo coronavírus altera atendimentos na Prefeitura

Suspensão total ou parcial dos atendimentos objetiva evitar a proliferação da doença em Ibiporã

Prefeitura de Ibiporã realiza atendimento por telefone e e-mail durante quarentena

Fotos Crédito: Arquivo/NCS/PMI

Fonte: Caroline Vicentini/NCS/PMI

A fim de resguardar a saúde de toda a população, baseada nas medidas restritivas determinadas pelo Decreto 4.230/2020, do Governo do Paraná, e na Nota Técnica nº01/2020, emitida na no dia 17 de março pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, que orienta a população sobre como agir diante da pandemia do novo coronavírus e também como funcionarão os serviços públicos e o atendimento aos cidadãos, e a portaria número 216, de 20 de março de 2020, o governo municipal informa sobre as alterações nos atendimentos dos entes e órgãos públicos da administração direta e indireta para evitar a proliferação da doença no município.



Confira:

 

 

O atendimento presencial ao público prestado pela Prefeitura Municipal de Ibiporã e Secretarias está suspenso por um período de 15 dias, a contar de segunda-feira (23). O cidadão que precisar falar com a Prefeitura pode entrar em contato pelos telefones: 3178-8450/8454/8491 ou e-mail: informacaopmi@ibipora.pr.gov.br

 

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL

 


CCI - em caráter temporário e excepcional, por prazo indeterminado, está suspenso o atendimento de idosos nos Centros de Convivência (CCI Centro e San Rafael);

SCFV – está suspenso em caráter temporário e excepcional, por prazo indeterminado, o atendimento de crianças e adolescentes nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Centro, Ambiental e Taquara do Reino;

CRAS e CREAS – o atendimento nos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS será parcial, mantendo o atendimento ao público em casos de urgência;

CASA LAR – Está suspenso parcialmente o atendimento do Serviço de Acolhimento de Crianças e Adolescentes. A Casa Lar São Francisco de Assis, por ser um serviço essencial não deixará de atender as crianças e adolescentes acolhidos, ou os que vierem a ser acolhidos, apenas a equipe técnica (Coordenação, Assistente Social e Psicóloga) executará serviços internos e tele trabalho;

DEFENSORIA PÚBLICA - suspenso em caráter temporário e excepcional, por prazo indeterminado, a o atendimento da Defensoria Pública;

- Suspensão parcial do atendimento no Órgão Gestor da Secretaria de Assistência Social, o qual executará serviços internos, fechado ao público.

 

 

CULTURA

 

 

Aulas dos cursos

 


As aulas de todos os cursos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo estão suspensas. 

 

A medida inclui também as atividades do projeto “Ibiporã Cultural”, no Jardim San Rafael, e segue decisão do Governo do Estado e do Município de suspender as aulas nas redes estadual, municipal, particular e nas universidades para evitar a aglomeração de alunos e pessoas em espaços públicos, e com isso reduzir a possibilidade de contágio.

 

As aulas ficam suspensas por tempo indeterminado e os pais e alunos deverão se manter informados sobre as datas do retorno, por meio das redes sociais da Secretaria de Cultura e Turismo (Facebook e Instagram) e do site oficial: http://culturaeturismo.ibipora.pr.gov.br/.

 

 

Bibliotecas

 

 

Fica suspenso, por tempo indeterminado, o atendimento ao público nas três bibliotecas do município (Pública, Cidadã e Indústria do Conhecimento) e também nos museus (Museu do Café e Museu Histórico). A Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, também considerada um espaço museal, está fechada para reformas.

 


As devoluções de livros ficam suspensas sem prejuízo ou cobrança de multa dos usuários. Os mesmos devem ser devolvidos após a reabertura das bibliotecas ao público, que serão informadas pelos canais de comunicação da Secretaria de Cultura e Turismo e da Prefeitura de Ibiporã.

 

 

8º ENCONTRO DE DANÇA É ADIADO

 


O 8º Encontro de Dança de Ibiporã, que estava marcado para acontecer de 29 de abril a 3 de maio, foi adiado para uma data ainda a ser definida.

 


Os bailarinos e companhias inscritas no evento serão informados sobre as nova datas por meio do site oficial da Secretaria de Cultura e Turismo: http://culturaeturismo.ibipora.pr.gov.br/ e das nossas redes sociais:

Facebook (https://www.facebook.com/fundacaoculturaldeibipora/)

Instagram (https://www.instagram.com/culturaeturismoibipora/).

 

 

 

EDUCAÇÃO

 


Desde segunda-feira estão suspensas, por tempo indeterminado, as aulas nas escolas públicas municipais e estabelecimentos de ensino privados. A recomendação da Secretaria Municipal da Saúde é para que as famílias evitem deixar as crianças com avós ou pessoas idosas durante o período de recesso, já que os idosos formam o grupo de maior risco dos efeitos do coronavírus.

 

 

ESPORTE

 

 

A Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (Serla) suspendeu em caráter temporário e excepcional, a partir de 21 de março (sábado), todas as competições, eventos, projetos, Escolinhas e atendimento ao público de todas as modalidades e categorias atendidas por esta Secretaria, inclusive a locação de espaços esportivos.

 

A pasta reforça que está tomando todas as medidas necessárias para a prevenção e contenção do COVID-19.

 


OBRAS

 


Neste período de quarentena, a Secretaria de Obras funcionará em horário reduzido, das 8 às 13 horas. O pedido é que os moradores não descartem neste período galhos, entulhos de construção, móveis e eletroeletrônicos velhos nas calçadas, canteiros centrais e espaços irregulares.

 

 

 

TRABALHO

 

 

Agência do Trabalhador –  suspenso o atendimento presencial ao público. A sugestão é que a população, quando possível, utilize as plataformas virtuais de atendimento: o portal Emprega Brasil e os aplicativos para dispositivos móveis Sine Fácil Trabalhador e Sine Fácil Empregador. Na aba “Serviços Online”, disponível no site da Prefeitura de Ibiporã (www.ibipora.pr.gov.br) há uma série de serviços que podem ser acessados.

 

CTTI - Estão suspensos por tempo indeterminado as inscrições e cursos realizados no Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI).

 

Sala do Empreendedor- Todos os atendimentos da Sala do Empreendedor estão suspensos.

 

 

TRIBUTAÇÃO

 


O Departamento de Tributação e Fiscalização, localizado no piso térreo da Prefeitura de Ibiporã, está com o atendimento presencial ao público suspenso, sendo que o mesmo está ocorrendo por telefone: 3178-8474 e e-mail: tributacao@ibipora.pr.gov.br.

 

SAÚDE

 


A sede da Secretaria de Saúde irá trabalhar internamente e não terá atendimento presencial ao público. Será realizado atendimento telefônico pelos números: 3178-0369 e 3178-0301.

 

ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE

 

Permanecerão abertas as seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS):

Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin,

UBS Dr. Mauro Fel Filgueiras (San Rafael),

UBS La Fontaine Correa da Costa,

UBS José Silva Sá (Pérola);

 

 

Será feito abordagem dos pacientes na porta de entrada da unidade de saúde utilizando o: ROTEIRO DE ATENDIMENTO INICIAL AOS PACIENTES

 

A UBS Orlando Pelisson (Bom Pastor) foi transformada em unidade de referência para atendimento de pré-natal e urgências ginecológicas. Os médicos da ginecologia e obstetrícia foram realocados nesta unidade;

As consultas eletivas e os exames eletivos das UBS estão suspensos por tempo indeterminado;

As UBS terão somente atendimento com clínico geral e pediatra para os casos de urgência, emergência e dengue;

Os pacientes que fazem uso de medicamentos contínuo e/ou controlado deverão ligar na UBS para informações de como proceder para pegar receitas e medicações;

Os testes rápidos e coleta de citologia oncótica das UBS estão suspensos;

Estão fechadas as seguintes UBS:

 - UBS Pref. Mauro José Pierro (Taquara do Reino),

- UBS Olemário Mendes Borges (John Kennedy),

- UBS Dr. Antônio Carlos Gomes (Serraia),

 

UBS Dr. Wilson Costa Funfas (Vila Esperança);

 

As equipes que trabalham nestas unidades serão remanejadas de acordo com a necessidade da Secretaria de Saúde.

 

ODONTOLOGIA / FISIOTERAPIA / FONOAUDIOLOGIA / NUTRICIONISTA

 

Os atendimentos eletivos de odontologia serão suspensos;

Serão avaliadas individualmente as urgências e emergências no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Av. Santos Drummond, 132, Shopping Terra Bonita;

Os serviços de fonoaudiologia, fisioterapia e nutrição estão suspensos;

Os profissionais destes setores poderão ser realocados para outros setores, de acordo com a necessidade da Secretaria de Saúde.

 

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ESPECIALIDADES DO MUNICÍPIO DE IBIPORÃ - CREMI

 

Os agendamentos das consultas eletivas estãosuspensos por tempo indeterminado. Os médicos especialistas do CREMI poderão trabalhar como consultores da atenção primária de saúde;

Os profissionais destes setores poderão ser realocados para outros setores, de acordo com a necessidade da Secretaria de Saúde.

 

 

SERVIÇO SOCIAL

 

O serviço social continuará fornecendo insumos essenciais (medicamentos, fórmulas nutricionais e leite);

Ligar no serviço social para agendamento do atendimento, no horário das 8h00 às 14h00, no número de telefone 3178-0322.

 

 

SAÚDE MENTAL

 

As consultas eletivas do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) serão suspensas;

Pacientes que fazem acompanhamento no serviço podem tirar dúvidas pelos seguintes números de telefone, das 7h00 às 17h00:

CAPS ADULTO: 3178-0367 / 3178-0244,

CAPS INFANTIL: 3178-0341 / 3178-0331;

 

Todos os psicólogos dos demais setores poderão ser realocados nos CAPS Adulto e Infantil ou em outros setores, de acordo com necessidade da Secretaria de Saúde.

 

TRANSPORTE

 

Será mantido transporte de pacientes para hemodiálise, consultas oncológicas e urgências oftalmológicas (Hoftalon);

Agendamento SOMENTE pelo telefone: 3178-0319;

As ambulâncias poderão ser realocadas de acordo com a necessidade do serviço de urgência e emergência.

 

UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS (UPA)

27. A UPA será referência para sintomáticos respiratórios;

 

Observação

 

 

HOSPITAL CRISTO REI

 

 

Estão suspensos as consultas e procedimentos eletivos e ambulatoriais. O hospital receberá os encaminhamentos de ginecologia e obstetrícia, pediatria e anestesia. Ficará também como referência de urgência para cirurgião geral, anestesista e clínico internista;

 

 

 

 

SAMAE



O atendimento presencial na autarquia estará limitado ao uso do terminal de autoatendimento. Durante esse período de suspensão, o usuário poderá entrar em contato através do número: 3258-8195. Os canais de atendimento online como: Agência Virtual, site (www.samaeibi.com.br), e-mail (imprensa@samaeibi.com.br) e Whatsapp (9 9120 0017), também estarão disponíveis para todos os clientes.

 

Em função da dispensa obrigatória de servidores que se encontram no grupo de risco, alguns serviços poderão ser suspensos ou reduzidos, priorizando atividades essenciais.  A execução dos serviços de ligação de água e esgoto, deslocamento de cavalete e os consertos de calçadas e pavimento que não forem considerados emergenciais, serão temporariamente suspensos.Solicitamos a todos, principalmente neste momento, onde a solidariedade se faz absolutamente necessária, consumir sua água de forma consciente, garantindo desta forma, que ninguém fique desabastecido.", ressalta o diretor-presidente do Samae, Edivaldo de Paula.