A- A A+

Serviços de Convivência promovem reunião e chá em comemoração à Páscoa

20/04/2017 11:49

Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes realizaram o primeiro encontro com os responsáveis. No CCI, Páscoa foi celebrada com chá da tarde

Divulgação/Sec. Assistência Social

1º Encontro com os responsáveis dos usuários do SCFV – San Rafael

 

Neste mês de abril, os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes - (antiga Escola de Formação), unidade Centro e San Rafael, realizaram o primeiro encontro com os responsáveis. Os objetivos para este encontro foram: apresentar a equipe, as atividades desenvolvidas e esclarecer sobre a mudança ocorrida no que se refere à porta de entrada para o serviço e também sobre os eixos dos quais norteiam o atendimento realizado aos usuários. No momento, são desenvolvidas oficinas de capoeira, dança, kung fu, teatro e outras atividades planejadas pelos educadores e oficineiros que são norteados pelos eixos de convivência social, vir a ser e a participação.

 

No Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para os idosos, conhecido por CCI, foi oferecido um chá em comemoração à Páscoa, para os usuários nos dias 12 e 13. Após o chá foi proposto aos presentes uma atividade com o objetivo de maior integração entre os participantes. Este serviço tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade, no fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social. No momento, estão sendo oferecidas atividades de alongamento, artesanato e também atividades em grupo com a psicologia, além de outros momentos coletivos de forma esporádica.

 

O SCFV está localizado na Proteção Social Básica do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009), no qual foi reordenado em 2013 por meio da Resolução CNAS nº01/2013. O SCFV é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado tanto pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) quanto pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). O SCFV possui um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, de forma que possam enfrentar as vulnerabilidades sociais.

 

 

 

de Colaboração de Lisa Mitiko Koga Kuriki – coordenadora geral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Galeria de imagens