A- A A+

Ibiporã sedia capacitação para conselheiros de saúde da região

11/10/2017 11:39

Evento realizado segunda-feira (09) foi promovido pelo Ministério Público e Conselho Municipal de Saúde de Ibiporã. Objetivo foi ajudar a esclarecer papel dos conselheiros

Caroline Vicentini/NCS/PMI

Caroline Vicentini/NCS/PMI Abertura da I Capacitação dos Conselheiros Municipais de Saúde de Ibiporã e Região

 

Conselheiros Municipais de Saúde de Ibiporã, Jataizinho, Primeiro de Maio, Bela Vista do Paraíso e Sertanópolis participaram na segunda-feira (09), em Ibiporã, da I Capacitação dos Conselheiros Municipais de Saúde de Ibiporã e Região. O evento foi promovido pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ibiporã, com atribuições na Proteção à Saúde Pública, e pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça e de Proteção à Saúde Pública (CAOP), com apoio do Conselho Municipal de Saúde de Ibiporã e da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Além dos conselheiros municipais de saúde destes municípios estiveram presentes à capacitação o prefeito de Ibiporã, João Coloniezi, a secretária de Saúde de Ibiporã, Andrea Stroka, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ibiporã, Sérgio Caus, a promotora de justiça Amarílis Cordioli, titular da 1ª Promotoria de Justiça, a promotora de Justiça Andreia Cristina Bagatin, do CAOP, a assessora para o Controle Social da 17ª Regional de Saúde, Joelma Aparecida de Souza, e a líder comunitária e conselheira estadual de Saúde Rosalina Batista.

 

Segundo a promotora de justiça Amarílis Cordioli, titular da 1ª Promotoria de Justiça, o objetivo do encontro foi promover um dia de palestras e discussões, permitindo a ampla participação dos conselheiros, com questionamentos e livre apresentação dos problemas enfrentados em suas localidades, bem como o partilhamento de experiências, propostas de soluções e encaminhamentos. "Em nossa rotina de trabalho temos constatado que os conselheiros têm muitas dúvidas quanto às suas atribuições, o fluxo básico de atendimento e o planejamento público na área de saúde. A proposta é que estes encontros ajudem a esclarecer o papel dos conselhos municipais na gestão da saúde pública dos municípios, oportunizando a sua atuação efetiva", explicou Amarílis.

 

Na abertura da capacitação, realizada no Centro de Convivência do Idoso (CCI), o prefeito e a secretária de Saúde de Ibiporã desejaram aos presentes um profícuo dia de trabalho e ressaltaram a importância do conselho para a gestão eficiente da saúde do município. "Eventos como este permitem novos aprendizados, o partilhamento de experiência e a busca de soluções. As dificuldades enfrentadas por estes municípios são muito parecidas, e esta capacitação é uma oportunidade de os conselheiros exporem as dificuldades de trabalho, estudando-se soluções para os problemas locais", comentou João Coloniezi.

 

"A importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas. A Secretaria de Saúde tem uma relação muito respeitosa e transparente com o Conselho de Saúde. Estou muito feliz por Ibiporã sediar esta primeira capacitação", expôs Andrea.

 

Pela manhã a palestra foi com a promotora de Justiça Andreia Cristina Bagatin, do CAOP, sobre "Noções Gerais acerca do Sistema Único de Saúde", seguida de debate. No período da tarde a palestra sobre as funções do Conselho Municipal de Saúde foi ministrada pela assessora para o Controle Social da 17ª Regional de Saúde, Joelma Aparecida de Souza, e a líder comunitária e conselheira estadual de Saúde Rosalina Batista.

 

Conforme a promotora Amarílis Cordioli, Ibiporã, Jataizinho, Primeiro de Maio, Bela Vista do Paraíso e Sertanópolis foram escolhidos para participar desta primeira capacitação porque todos possuem o Hospital Cristo Rei, em Ibiporã, como referência. "A nossa perspectiva é que haja outros encontros, em outras cidades, e que os temas a serem discutidos partam dos próprios conselheiros", concluiu a promotora.

 

 

de Caroline Vicentini/NCS/PMI

Galeria de imagens