Obras

Publicado em: 24/02/2021 13:03 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/Núcleo de Comunicação Social/PMI

“Mutirão – Dengue Não” começa sábado (27) pelo San Rafael

Durante a semana, moradores devem separar materiais que possam acumular água e deixá-los na calçada. Secretaria de Obras recolherá resíduos para destinação correta

“Mutirão – Dengue Não” começa sábado (27) pelo San Rafael
Arte: Jean Moledo/NCS/PMI

Vem aí o “Mutirão - Dengue Não”, iniciativa da Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio das Secretarias de Obras e Saúde, cujo objetivo é recolher alguns tipos de materiais provenientes da limpeza dos quintais, que possam vir a acumular água, e se tornar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Separe garrafas, vasilhas, latas de tinta, pneus, eletrodomésticos, móveis velhos e todo tipo de objeto que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito. Os materiais para descarte deverão ser deixados na calçada (sem atrapalhar a passagem de pedestres) que a Secretaria de Obras fará o recolhimento. Entulhos de obras, folhagens e galhos não fazem parte desta campanha.

Segundo a Secretaria de Saúde, o mutirão de limpeza será realizado nas regiões com maior número de infestação e de notificações de casos suspeitos de dengue. O trabalho começará pelo Jardim San Rafael. De terça a sexta-feira (23 a 26), agentes comunitários de saúde e de endemias visitarão as residências para realizar a conscientização e orientação dos moradores, verificando possíveis criadouros do mosquito e solicitando às pessoas que deixem os materiais nas calçadas para serem posteriormente recolhidos pelos caminhões da Secretaria de Obras e seja dada a destinação correta aos resíduos.

Conforme o cronograma, entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março será realizado o recolhimento dos materiais e no sábado (27) um mutirão de limpeza dos terrenos baldios.  Outros bairros da cidade serão contemplados pelo “Mutirão - Dengue Não”. O cronograma será divulgado em breve.

Multa para quem acumular materiais

Segundo o decreto nº10, de 17 de janeiro de 2020, “nos estabelecimentos de maior complexidade ou acúmulo de materiais criadouros de mosquito, o proprietário do imóvel em questão será notificado para que, em até 72 horas, providencie as ações necessárias a eliminar os focos e, em caso de descumprimento, será punido com multa no valor de R$ 70,00 a R$ 350,00, exigida em dobro na reincidência, nos termos do artigo 16, da lei Municipal nº. 2.206 de 10 de setembro de 2008” (Código de Posturas do Município de Ibiporã).

“Neste período de pandemia a orientação é de cuidados redobrados: todo recipiente que pode acumular água deve ser removido ou tampado. Os principais focos do mosquito ficam nos quintais, em recipientes de animais e vasos de flor, ou seja, locais onde os focos se perpetuam independente do clima. Uma infecção cruzada de dengue e Covid-19 pode trazer sérias consequências para a saúde”, alerta a secretária de Saúde, Leiliane de Jeus.

Vamos juntos zelar pela limpeza de nossa cidade!

Siga estas dicas:

Garrafas PET e de vidro: As garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo;

Lajes: Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas;

Ralos: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso;

Vasos sanitários: Deixe a tampa sempre fechada ou vede com plástico;

Piscinas: Mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente;

Coletor de água da geladeira e ar-condicionado: Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado;

Calhas: Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água;

Cacos de vidros nos muros: Vede com cimento ou quebre todos os cacos que possam acumular água;

Baldes e vasos de plantas vazios: Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo;

Plantas que acumulam água: Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas;

Suporte de garrafão de água mineral: Lave-o sempre quando fizer a troca. Mantenha vedado quando não estiver em uso;

Falhas nos rebocos: Conserte e nivele toda imperfeição em pisos e locais que possam acumular água;

Caixas de água, cisternas e poços: Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria;

Tonéis e depósitos de água: Mantenha-os vedados. Os que não têm tampa devem ser escovados e cobertos com tela;

Objetos que acumulam água: Coloque num saco plástico, feche bem e jogue corretamente no lixo;

Vasilhas para animais: Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão no mínimo duas vezes por semana;

Pratinhos de vasos de plantas: Mantenha-os limpos e coloque areia até a borda;

Objetos d’água decorativos: Mantenha-os sempre limpos com água tratada com cloro ou encha-os com areia. Crie peixes, pois eles se alimentam das larvas do mosquito;

Lixo, entulho e pneus velhos: Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água;

Lixeira dentro e fora de casa: Mantenha a lixeira tampada e protegida da chuva. Feche bem o saco plástico.