TUDO SOBRE CORONAVÍRUS - COVID19

Publicado em: 02/03/2021 10:52

Ibiporã aplicou mais de 1.700 doses contra a Covid-19

Segundo balanço da Secretaria Municipal de Saúde, 1.711 doses da vacina contra a doença foram aplicadas desde o início da campanha, no dia 20 de janeiro

Ibiporã aplicou mais de 1.700 doses contra a Covid-19 Trabalhadora da saúde sendo vacinada contra a Covid-19
Arquivo/NCS/PMI e Divulgação/SMS

Ibiporã aplicou até a última sexta-feira, 26 de fevereiro, 1.711 doses da vacina contra a Covid-19. Segundo relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram aplicadas 1.205 unidades da primeira dose, sendo 764 para trabalhadores da saúde, 431 idosos e 10 para portadores de deficiências em Instituição de Longa Permanência (ILPI).

Conforme a SMS, 506 pessoas tomaram a segunda dose, completando o esquema vacinal, sendo 93 idosos institucionalizados, oito portadores de deficiência em ILPI e 405 trabalhadores de saúde.

Consoante as normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e do Estado do Paraná, foram contemplados nesta primeira etapa da campanha os grupos prioritários formados por:

- Pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência;

- Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas);

- Trabalhadores da saúde;

- Idosos acima de 86 anos

“Todas as doses já foram aplicadas em idosos e portadores de deficiência residentes em instituições de longa permanência (asilos) e trabalhadores de saúde da linha de frente, hospitais e unidades de saúde”, assegura a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Luquini.

Novo lote

Na sexta-feira, Ibiporã recebeu um novo lote de vacinas para dar continuidade à imunização dos públicos prioritários contra o novo coronavírus. São 170 doses da CoronaVac/Instituto Butantan e 660 da Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca e a Fiocruz.

As unidades serão destinadas à aplicação da primeira dose do imunizante para os profissionais da saúde do setor privado de Ibiporã e para os idosos acima de 80 anos. A imunização acontecerá nesta terça e quarta (02 e 03), em sistema “drive-thru”, na Rua Padre Vitoriano Valente, em frente ao Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin.

O município também recebeu mais 60 doses da CoronaVac para completar o esquema vacinal de profissionais de saúde que estão na linha de frente no enfrentamento à pandemia.

Tanto a CoronaVac como a da AstraZeneca precisam ser administradas em duas doses para garantir a proteção. A diferença entre ambas se dá em relação ao prazo de aplicação entre uma dose e outra. Enquanto a CoronaVac necessita de três semanas, a vacina de Oxford pede espaço de três meses. Assim, o primeiro lote, formado pelo imunizante da Sinovac, foi dividido em duas partes iguais, garantindo as duas doses para quem for receber.

No caso da AstraZeneca serão usadas todas as vacinas para pessoas diferentes, já que estão previstas a chegada de novas remessas ao Paraná neste intervalo de 120 dias. O armazenamento das doses em estoque está sendo feito no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, que conta com ampla estrutura de freezers e câmaras frias, além de questões de segurança.

Pelo Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, a previsão do Paraná é de vacinar cerca de 4 milhões de pessoas até maio de 2021. A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada. Fazem parte dos grupos prioritários, ainda, trabalhadores das forças de segurança, da educação, do transporte coletivo, portuários, caminhoneiros e idosos com mais de 60 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que as estratégias para as próximas etapas da campanha de vacinação serão adequadas ao quantitativo de doses recebidas para cada grupo. O público alvo total estimado para a campanha em Ibiporã é de 12.850 pessoas.