Saúde

Publicado em: 10/03/2021 14:34 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini - Núcleo de Comunicação Social – PMI

Pacientes participam de ação sobre planejamento familiar realizada pela prefeitura

Laqueaduras, que antes eram realizadas pelo Cismepar, foram descentralizadas para o Município, reduzindo a fila de espera para o procedimento

Jean Moledo/NCS/PMI

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com Hospital Cristo Rei assumiu há cinco meses as ações de planejamento familiar, especificamente anticoncepção cirúrgica (laqueadura). Antes, os procedimentos eram realizados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), o qual contempla 21 municípios consorciados e, por este motivo, gerava filas de espera. Com a descentralização das ações, o processo ganhou mais agilidade, e, por consequência, reduziu a fila de espera para a realização do procedimento. “Antes, o tempo de espera por uma cirurgia de laqueadura era de dois até dois anos. Com a descentralização, as consultas estão levando em média três meses e o procedimento seis meses”, revela a assistente social da SMS, Michele Cason de Araújo. As vasectomias continuam sendo feitas no Cismepar.

Para efetivar a esterilização voluntária, é necessário que o paciente participe de ações educativas, onde os conteúdos abordados são: métodos contraceptivos, sexualidade, aspectos legais da laqueadura e vasectomia. As reuniões, realizadas duas vezes por mês, no plenário da Câmara Municipal de Ibiporã, são ministradas pela enfermeira Regina Marta Moura da Costa e a assistente Social Michele Cason. Além da palestra, as profissionais realizam entrevistas e preenchimento da documentação que será anexada ao processo. A finalização dá-se por parecer multiprofissional e encaminhamento ao Hospital Cristo Rei para a realização da cirurgia. Segundo a Secretaria de Saúde, desde outubro de 2020, cerca de 70 casais participaram das reuniões educativas de planejamento familiar. Anteriormente, os casais precisavam se deslocar até o Cismepar, em Londrina, para participar dos grupos de orientação em relação ao tema.

Pais de três crianças de sete, dois e um ano de idade, o casal venezuelano Meigris Greicis, 31 anos, e Ysbel Antonio, 27, participou recentemente da ação educativa promovida pela SMS, juntamente com outros sete casais. “Planejávamos ter três filhos, mas no começo do ano passado engravidei e sofri um aborto espontâneo. Eu e meu marido procuramos orientações na UBS do Jardim Bom Pastor e nos incluíram no programa de planejamento familiar. A palestra foi esclarecedora e vamos decidir com muita consciência”, assegurou Meigris.

Michele ressalta que as ações educativas são importantes para garantir à população uma escolha livre e informada do método anticoncepcional a ser usado. “Homens e mulheres têm o direito de decidir se terão filhos ou não, qual é o melhor momento, quantos serão e qual é o método preventivo mais adequado para si e seus parceiros. É dever do município oferecer acesso a recursos informativos, educacionais, técnicos e científicos que assegurem o livre exercício do planejamento familiar, levando em consideração o desejo de cada um dos parceiros e do casal”, esclarece a assistente social.

A Lei de Planejamento Familiar, de 1996, estabelece que a esterilização só é permitida em pessoas capazes, maiores de 25 anos, ou, se forem mais jovens, que tenham pelo menos dois filhos vivos.

MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS DISPONÍVEIS NO MUNICÍPIO - UBS
• Métodos comportamentais ou naturais
• Preservativo masculino e feminino
• Dispositivo Intrauterino – DIU
• Anticoncepcional oral e injetável
• Contracepção de emergência (nas UBS, após prescrição médica)
• Laqueadura de trompas e vasectomia

***Pessoas interessadas em participar do programa municipal de planejamento familiar devem procurar a UBS mais próxima de sua residência.

Em caso de dúvidas, ou para mais informações, fale com a Saúde: (43) 3178-0369.