Cultura e Turismo

Publicado em: 12/03/2021 10:44 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/PMI

CURSOS DA SECRETARIA DE CULTURA VOLTAM A TER AULAS PRESENCIAIS

CURSOS DA SECRETARIA DE CULTURA VOLTAM A TER AULAS PRESENCIAIS Aulas dos cursos de Música estão sendo individuais

Passado o período de fechamento dos espaços, de 27/02 a 10/3, em razão de Decretos Estadual e Municipal, as aulas dos cursos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã retornaram presencialmente nesta quarta-feira (10), seguindo uma série de critérios e protocolos de biossegurança para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Por enquanto, só estão autorizados a retornar às aulas presenciais os alunos maiores de 12 anos, já matriculados em 2020. Os professores estão trabalhando com aulas previamente agendadas e turmas reduzidas. Antes de entrar em sala, um servidor afere a temperatura dos cursistas. Todos devem frequentar os espaços com máscara de barreira e sempre usando álcool em gel. Os cursos de música, como bateria, teclado, violão, guitarra e baixo estão sendo lecionados individualmente. Nas salas de teatro e ballet há demarcações no tablado e arquibancada indicando a distância de dois metros entre uma pessoa e outra. O tempo das aulas foi reduzido em 10 minutos para que os professores possam higienizar as salas, instrumentos musicais, barras e outros materiais utilizados durante as atividades.

Na próxima semana serão retomadas as aulas presenciais dos cursos de artes visuais (desenho, pintura e xilogravura). A novidade é o retorno do curso de cerâmica, cujas aulas presenciais iniciarão nas próximas semanas. Para estes cursos, também serão seguidos os mesmos critérios dos demais.

Lembrando que a aula presencial não é obrigatória neste momento. "Neste retorno têm vaga garantida os alunos matriculados no ano passado e os professores já fizeram o contato com todos. Mas aquelas famílias que não se sentirem à vontade de mandarem seus filhos neste momento podem ficar tranquilas, que não perderão a vaga", assegura o secretário de Cultura e Turismo, Luciano Betiate. "Importante é podermos voltar as atividades da Cultura ao público, preservar a trajetória acadêmica dos estudantes, manter o vínculo entre professor e aluno, mas com toda a segurança necessária", ressalta Betiate.

Os professores e coordenadores dos cursos juntamente com a equipe pedagógica também estão elaborando um plano para a oferta dos cursos de maneira remota, apoiando-se em tecnologias digitais.

Aluno de violão na Ceforma (Escola de Música da Fundação Cultural de Ibiporã) há dois anos, o acadêmico de Ciências Sociais Henrique Matheus de Lima retomou as aulas nesta quarta com o professor Luiz Sales. “Ano passado tive apenas duas semanas de aulas. Estou bem “enferrujado”, pois meu violão quebrou e fiquei quase meio ano sem tocar o instrumento. Neste um ano de pandemia quase não tenho saído de casa, mas me senti seguro em voltar paara o curso, pois estão sendo respeitados todos os protocolos de segurança”, comenta Lima.

A professora aposentada Irani de Souza Lisboa estava ansiosa para o retorno das aulas de teclado com o professor Alex Rodrigues. “Em 2020 frequentei as aulas apenas por um mês. Como tenho o instrumento em casa e minha filha e marido tocam, me senti mais estimulada a buscar orientações na internet, mas nada substitui a interação presencial entre professor e aluno. Tocar um instrumento musical é exercício para o corpo e a mente, melhora a memória, coordenação motora e reduz a ansiedade causada pelo momento atual. Estou muito feliz em poder voltar”, conclui Irani

Mais informações sobre como estão sendo as aulas dos cursos livres ofertados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo pelos telefones: 3178-0215 ou 3178-0216. De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.