Trabalho

Publicado em: 12/03/2021 18:18 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Economia Solidária

Governador anuncia medidas para ajudar a minimizar os efeitos da pandemia na atividade econômica do estado

Pacote de medidas envolve crédito novo e suspensão

Em anúncio do dia 05 de março de 2021, o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou um novo pacote de medidas econômicas para ajudar a minimizar os efeitos da pandemia covid-19 na atividade econômica no estado. As medidas envolvem a Fomento Paraná, o BRDE e a Secretaria de Estado da Fazenda.

• Liberação de R$ 30 milhões em crédito com juros subsidiados pelas linhas Banco do Empreendedor e Banco da Mulher Paranaense, da Fomento Paraná, para operações de MICROCRÉDITO (valores de 1 mil a 20 mil), com recursos repassados pelo BRDE à Fomento Paraná para apoiar principalmente microempresas do comércio e de serviços.

• Liberação de R$ 10 milhões para empréstimos com juros subsidiados pela linha Paraná Recupera, da Fomento Paraná, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), para atender empreendedores informais e MEIs, financiamentos com valores ATÉ 5.000,00 (CINCO) MIL REAIS.

• Suspensão por dois meses da cobrança de parcelas dos financiamentos da linha Paraná Recupera e Paraná Recupera – Transportes, CONTRATADOS NA FOMENTO PARANÁ NO ANO PASSADO, com expectativa de beneficiar em torno de 30 mil empreendedores. Importante: para todos os casos é necessário o cliente formalizar o pedido junto à Fomento Paraná.

• Liberação de até R$ 120 milhões em crédito para o segmento de Turismo, com recursos do Fungetur (Fundo Geral do Turismo), sendo R$ 100 milhões em recursos do BRDE e R$ 20 milhões da Fomento Paraná.

A disponibilidade dos novos recursos por parte da Fomento Paraná, bem como a formalização da suspensão de pagamentos, deve ocorrer A PARTIR DO PRÓXIMO DIA 15 DE MARÇO, com a superação de um conjunto de formalidades normativas, orçamentárias, de sistemas tecnológicos e também de comunicação com a rede de agentes de crédito e correspondentes nas prefeituras e entidades parceiras.

Em Ibiporã, a administração municipal possui cooperação técnica com a Fomento Paraná desde o ano de 2010 e, maiores informações podem ser obtidas na Sala do Empreendedor.

Sala do Empreendedor de Ibiporã