Saúde

Publicado em: 19/03/2021 11:26 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social | PMI

Prefeitura Municipal endurece restrições

Novas medidas buscam conter o avanço da pandemia do Coronavírus.

Na tarde desta quinta-feira (18), foi publicado no jornal oficial do município, o decreto nº 193/2021, que amplia as regras para o combate à pandemia do Coronavírus. A decisão foi tomada após uma série de reuniões com os prefeitos das 21 cidades que compõe a 17ª regional de saúde e em harmonia com o decreto estadual publicado nesta última terça-feira (16).

O decreto institui novas restrições de atividades nos finais de semana. Veja como ficou:

> De segunda a sexta-feira:

Estão autorizados o funcionamento do comércio e serviços em geral, com restrição de 30% da capacidade do local.

> Aos sábados e domingos:

Estão autorizados a funcionar exclusivamente, os mercados, supermercados, padarias, açougues e sacolões, obedecendo à restrição de 30% da capacidade do local.

A realização da feira livre dominical também foi permitida, com exigências específicas, como a proibição do consumo no local e a indicação de que os produtos sejam vendidos já embalados.

Restaurantes, lanchonetes e distribuidoras de bebidas poderão atender nos finais de semana, exclusivamente na modalidade de entrega em domicílio (delivery).

> Liberados sem restrições:

Estão liberados para o funcionamento/atendimento sem restrições adicionais atendimentos essenciais como os prestados pela saúde (pública ou privada), serviço de segurança (pública ou privada), Conselho Tutelar, postos de combustíveis e farmácias.

> Continuam proibidos:

Eventos.

Festas;

Confraternizações;

Churrascos;

Campeonatos;

Esportes coletivos;

Reuniões com mais de 10 pessoas;

> Ampliação do horário de funcionamento:

Uma das estratégias mais importantes para o enfrentamento das aglomerações foi a ampliação do horário de funcionamento, especialmente dos mercados e supermercados. A extensão se deu após análise, onde conclui-se que as restrições de horário de funcionamento geram maior aglomeração no comércio e por toda a cidade. Em contrapartida, o fluxo de clientes no comércio está limitado a 30% da capacidade do local. Neste aspecto, o decreto municipal é mais duro que o decreto estadual, que limita grande parte da atividade comercial em 50%.