Assistência Social

 

Publicado em: 26/03/2021 08:45 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini – Núcleo de Comunicação Social/PMI

Serviço de Convivência adapta estratégias para manter ações durante pandemia

Com atividades presenciais suspensas, Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças, adolescentes e idosos investe em tecnologias digitais como ferramenta de interação e forta

Whatsapp

 

Serviço de Convivência adapta estratégias para manter ações durante pandemia Reunião de Pais
Divulgação/CCI

Para dar continuidade ao trabalho de apoio e acompanhamento às famílias mais vulneráveis socialmente durante a pandemia de Covid-19, a Secretaria Municipal de Assistência Social vem readequando as atividades ofertadas nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças, adolescentes e idosos. Com base nos eixos estruturantes do SCFV – Participação, Convivência Social e Direito de Ser, desde o início da pandemia, em março de 2020, com a suspensão das atividades presenciais, os serviços e atividades estão sendo mantidos remotamente, utilizando principalmente o smartphone como ferramenta de interação e fortalecimento de vínculos neste período de distanciamento social e combate às aglomerações.

As atividades socioeducativas foram adaptadas à realidade de isolamento social. No trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes usuários do serviço, a comunicação com a equipe técnica dá-se por meio do aplicativo de troca de mensagens WhatsApp. Através de mensagens, vídeos produzidos pelos próprios servidores e videochamadas, os educadores sociais do SCFV Centro, Ambiental e Taquara do Reino desenvolvem tutoriais com temas importantes relacionados ao dia a dia das famílias, tais como: cuidados indispensáveis com a higiene do ambiente e auto cuidado; criação de artesanatos e comidas típicas relativos às diferentes culturas do nosso país;  reaproveitamento de materiais objetivando a preservação do meio ambiente, dentro outros. “Utilizando o celular como ferramenta de interação, os educadores têm trabalhado a prevenção a situações de risco pessoal e social, fortalecendo a convivência familiar, promovendo a reintegração social por meio de atividades das mídias sociais, fazendo assim uso positivo da tecnologia, tornando as atividades mais atraentes”, explica o coordenador do SCFV - crianças e adolescentes, José Tiago Gomes de Oliveira.

Oliveira acrescenta que quinzenalmente e tomando todos os cuidados - utilização máscara de barreira, álcool em gel e manutenção do distanciamento social (o atendimento é realizado em ambiente externo) - os educadores vão às residências das famílias atendidas para entrega das atividades e ouvir os relatos dos usuários do Serviço, visto que com a necessidade de ficar mais tempo em casa para se proteger da contaminação pelo novo coronavírus, o tempo de convivência familiar ampliou consideravelmente. “Durante este um ano de pandemia, observamos pontos positivos e negativos, dependendo da relação familiar anterior. Algumas famílias que já sofriam vulnerabilidades relacionais tiveram tais situações agravadas. Houve um aumento das denúncias de violência doméstica e aumentou o número de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. Quando a equipe técnica identifica estas vulnerabilidades, faz os encaminhamentos à Rede Socioassistencial do município”, pontua o educador social.

No início do ano, a equipe técnica chegou a se reunir com pequenos grupos de pais nas unidades para propor o retorno das atividades em formato híbrido (presencial e remoto), contudo, com o agravamento da pandemia, as atividades socioeducativas voltaram a ser realizadas apenas remotamente. Atualmente, o SCFV atende 180 crianças e adolescentes entre seis e 14 anos cujas famílias são referenciadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Centro de Convivência do Idoso – CCI

Com o objetivo de oferecer suporte emocional aos idosos e manter o vínculo deles com o serviço, a equipe do Centro de Convivência do Idoso (CCI) desenvolve ações para manter o contato com os frequentadores mesmo que remotamente, por meio de grupos de WhatsApp e telefonemas.  “Lançamos atividades para eles pelo menos duas vezes por semana. São dicas de saúde, conteúdos de informática, atividades cognitivas para exercitar a memória, gincanas, sorteio de lembrancinhas. Eles são muito participativos e interagem bastante entre si. É uma forma de se manterem ativos e em contato com os amigos que estão há tanto tempo sem se ver”, comenta a coordenadora do CCI,  Adriana Ramos.

Aqueles que não possuem um smartphone ou não gostam da interação on line, a equipe do CCI telefona com frequência. Idosos que necessitam de suporte emocional porque estão em sofrimento psíquico ou moram sozinhos, recebem visitas domiciliares respeitando-se todas as medidas para se evitar a disseminação da Covid-19 – e, quando necessário, as profissionais fazem os encaminhamentos aos serviços de saúde e socioassistenciais. “Muitos agradecem, dizem se sentir valorizados e elogiam as atividades. Mesmo que remotamente, é importante continuarmos interagindo com os idosos, para cultivo da convivência e do vínculo, já que os encontros presenciais eram constantes e animados. A equipe do CCI tem se esforçado muito para ajudá-los a passar por este período tão difícil e angustiante da forma mais leve e saudável possível”, enfatiza a coordenadora.

Neste início de ano, o Serviço de Convivência também iniciou atendimentos descentralizados com idosos da Barra do Jacutinga, Taquara do Reino e San Rafael. Os trabalhos são feitos em parceria com serviços públicos já existentes nestas localidades. “Um dos diferenciais que esta reorganização das atividades  do SCFV em função da pandemia está possibilitando, é o fortalecimento de vínculos das equipes técnicas com as famílias dos usuários do serviço, permitindo que os profissionais conheçam melhor a realidade tanto da criança quanto do idoso, para que, assim, possam trabalhar as capilaridades de cada núcleo familiar”, argumenta a secretária interina de Assistência Social, Ester Moura.

A Secretaria Municipal de Assistência Social ressalta que ainda não há uma previsão de retorno das atividades coletivas presenciais nos Serviços de Assistência Social, mas que de acordo com o Decreto Federal Nº 10.282/2020, a Assistência Social foi considerada como serviço essencial no período da pandemia. Desta forma, as entidades que executam serviços e programas de assistência social atendendo as medidas de proteção e prevenção continuam executando suas atividades e atendimento aos usuários.

Idosos interessados em participar do SCFV podem entrar em contato no CCI, pelo telefone: 31780228. De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. É necessário ser atendido pelo CRAS ou CREAS.