Publicado em: 05/02/2021 15:48 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/SMCT/PMI

Entrega do Livro Cozinha do Pioneiro a escolas e instituições

Todas as escolas de Ibiporã de ensino fundamental receberam esta semana dois exemplares cada, para terem em suas bibliotecas e servirem como fonte de consulta histórica e cultural para alunos e profes

Entrega do Livro Cozinha do Pioneiro a escolas e instituições Diretoras da Rede Municipal de Ensino recebem exemplares do livro
Benito Del Fraro/SMCT/PMI

Após a entrega do livro “Cozinha do Pioneiro - Sabores e Riquezas de Ibiporã” às famílias pioneiras que colaboraram com o projeto no final do ano passado, foi iniciada neste mês de fevereiro a distribuição para instituições oficiais, museus, imprensa, escolas, universidades e órgãos ligados à cultura, memória e ao turismo. A publicação chegará à Biblioteca Nacional, ao IPHAN em Curitiba e em Brasília, à Secretaria de Estado da Cultura (SECS), Paraná Turismo, Coordenação do Patrimônio Cultural do Paraná, ADETUR Norte do Paraná e às prefeituras da região Norte.

Todas as escolas de Ibiporã de ensino fundamental (estaduais, particulares, municipais e as de educação especial) receberam esta semana dois exemplares cada, para terem em suas bibliotecas e servirem como fonte de consulta histórica e cultural para alunos e professores. Os CMEIs de Ibiporã também receberam o livro, bem como órgãos de serviço, entidades de classe, autoridades municipais, a Câmara Municipal e vereadores, os dois museus municipais (Museu Histórico e do Café), além das Bibliotecas Pública (Central) e a Cidadã (no Jardim Semprebom), onde o público poderá fazer empréstimo.

Como a tiragem do livro impresso é limitada, a distribuição será dirigida. Porém, para democratizar o acesso ao público, o livro também estará disponível gratuitamente para download na versão em PDF, no site da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (culturaeturismo.ibipora.pr.gov.br) nas próximas semanas. Ele poderá ser baixada na aba “Publicações Históricas”, que tem outros livros disponíveis. Em breve disponibilizaremos o link.

O livro “Cozinha do Pioneiro” reúne em 180 páginas trechos e fotografias das 22 gravações feitas com as famílias pioneiras, entrevistas com cada uma, além de um trabalho de pesquisa que teve o foco na gastronomia regional e na preservação deste importante patrimônio cultural de Ibiporã: a comida e os hábitos que os pioneiros trouxeram de seus locais de origem.