Cultura e Turismo

Publicado em: 09/02/2021 12:53 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/SMCT/PMI

Livro ‘Cozinha do Pioneiro’ será disponibilizado em PDF para download gratuito a partir de fevereiro/2021

Veja como baixar a publicação no site da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que está com um novo visual

Divulgação/SMCT

Para todos aqueles que gostam de história, de culinária, ou que desejam conhecer mais de perto a cultura dos povos que colonizaram Ibiporã, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo acaba de disponibilizar para download gratuito o livro “Cozinha do Pioneiro - Sabores e Riquezas de Ibiporã”, lançado no final de dezembro de 2020.

O livro traz muita riqueza cultural, histórias marcantes de famílias pioneiras de Ibiporã, belas paisagens, além de fotografias e receitas de dar água na boca!

Como a tiragem é limitada, a distribuição do livro impresso será dirigida – a instituições oficiais, famílias participantes, museus, imprensa, escolas, universidades e órgãos ligados à cultura, memória e ao turismo.

Mas para tornar o acesso público, a Secretaria de Cultura e Turismo decidiu disponibilizá-lo em PDF para download gratuito, em seu site (cultura.ibipora.pr.gov.br/), É só procurar a aba “Publicações Históricas”, que tem também outros livros disponíveis, ou o link de acesso direto: cultura.ibipora.pr.gov.br/pagina/342_Publicacoes-Historicas.html

O livro “Cozinha do Pioneiro” reúne em 180 páginas trechos e imagens das 22 gravações feitas com as famílias pioneiras, entrevistas com cada uma, além de um trabalho de pesquisa com foco na gastronomia regional e na preservação deste importante patrimônio cultural de Ibiporã: a comida e os hábitos que os pioneiros trouxeram de seus locais de origem.