Geral

Publicado em: 07/04/2021 17:20 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Com 70 anos de existência, nascido de esforços conjuntos, Hospital Cristo Rei tem melhorias e reformas concluídas

Divulgação/PMI

Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (06), a ala que atende urgência, emergência e recepciona pacientes no Hospital Cristo Rei de Ibiporã foi reinaugurada. O rápido evento contou com a presença do prefeito José Maria Ferreira, da vice-prefeita Mari de Sá, da secretária de Saúde, Leiliane de Jesus; dos vereadores, Pedro Chimentão, Gilson Mensato e Victor Carreri; da representante da 17ª Regional de Saúde, a senhora Salete Maria de Camargo; do diretor-geral do Hospital Cristo Rei, Paulo Boçois; do diretor-financeiro, Marcelo Fidelis; dos demais membros da direção da instituição, assim como alguns de seus profissionais de saúde, estiveram também presentes a irmã Lina Dusi; o Padre José Luis Primão e o Pastor Clovis Hilário.

Fundado em 2 de fevereiro de 1951, idealizado e construído na gestão de Ronat Walter Sodré, o Hospital Cristo Rei teve sua inauguração comemorada somente em 1956, na administração municipal de Mário de Menezes e permaneceu sob os cuidados da Igreja Católica através de seus sacerdotes, posteriormente apoiados pelas irmãs Servas da Caridade, chegadas em 1962.

Foi do forte apoio da comunidade, que os padres José Zanelli e Leone Gervasoni conduziram e incentivaram colaborações que permitiram a construção do Hospital, batizado de Cristo Rei pelo bispo de Apucarana.

Com a chegada das Servas da Caridade, escreveram-se novos capítulos na história do Hospital. Irmãs católicas, dedicaram-se ao apoio aos atendimentos, somando suas forças às ações dos profissionais de saúde da época, cumprindo diariamente a missão de cuidar da saúde das pessoas.

Em 1967, a estrutura primeira de 417,70 m² e suas tecnologias, já não eram suficientes para o número de cidadãos atendidos e pelas necessidades encontradas, foi então, que na presença do padre Rino Nogarotto, autoridades municipais e profissionais de saúde inaugurou-se um novo Centro Cirúrgico, qualificado e com equipamentos mais modernos. Em 1973, inaugurou-se também o pavilhão Dr. Henrique Alves Pereira. Já na década de 80, iniciaram-se as atividades do Pronto Socorro Madre Josefina, obra custeada pela família do Padre João Batista Giomo, que na ocasião estava presidente da instituição.

Mais adiante, Padre João também criou e construiu o ambulatório do Hospital, e trouxe as irmãs de Santa Marta para o apoio, responsáveis por desenvolverem um trabalho humanitário com os pacientes atendidos lá. A história da instituição traz com carinho, lembranças dessas religiosas e também dos sacerdotes que se dedicaram à administração dela. O ofício de administrá-la foi desempenhado pelo Padre João Batista Giomo, e contou também com os padres Antônio Palermo, Domênico Rotumno, José Marchesi e Daniel Belussi.

Com auxílios da esfera municipal através das administrações e seus prefeitos, estadual por meio de governadores e deputados dedicados à região e da governança federal, da população em geral e de órgãos não governamentais, reformas e ampliações foram acontecendo durante toda a história do Hospital, permitindo-lhe que atingisse uma estrutura física de 4.246,98 m² onde alguns de seus setores passaram por melhorias, apoiadas inclusive por projetos religiosos e voluntários, sendo a Missão Calebe a ação mais recente, onde o acesso principal do Hospital, localizado na Avenida dos Estudantes, passou por revitalização e pintura.

Enquadrado atualmente na categoria de média complexidade, o Hospital Cristo Rei presta atendimento secundário em: Clínica Médica, Cardiologia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral, Ortopedia, Anestesiologia, Cirurgia Plástica e Serviços de Diagnóstico por Imagem (radiologia e ultrassonografia) e outros, além destes atende também Urgência/Emergência, em regime de Pronto Socorro, com plantão 24 horas, nas especialidades PSM/PSP/TRAUMA-ORTOPÉDICO, tendo seus atendimentos feitos para pacientes do SUS, convênios e particulares, e cirurgias eletivas com resolutividade e qualidade na prestação de serviços na área da saúde.

Seus atendimentos também se prolongam pela região, recebendo pacientes do município e cidades circunvizinhas, sendo referência para a microrregião e atendendo a população de Ibiporã e outros cinco municípios, são eles: Alvorada do Sul, Assai, Jataizinho, Primeiro de Maio e Sertanópolis.

O Hospital Cristo Rei tem atualmente um novo contrato firmado com o município de Ibiporã, no valor de R$ 268.981,93 e outro com o estado do Paraná de R$ 908.817,30. Sendo assim, a partir da proficiência nos serviços prestados, o pagamento desses valores é feito mensalmente à instituição pelas duas esferas, considerando os custeios e valorizando, sobretudo, a transparência.

Uma história de trabalho conjunto, parceria, credibilidade e fé das equipes que fizeram parte desta história, da dedicação dos religiosos e religiosas, dos profissionais de saúde e das administrações do município que sempre estiveram focadas em oferecer integridade aos serviços do Hospital através do apoio e dos contratos firmados, mantendo-se assim, o bom atendimento à população de Ibiporã e à microrregião, atitude que o torna referência. E através desse apoio, a atual gestão registra e reafirma a importância do Hospital.