Publicado em: 15/07/2009 12:00

Prefeitura está tendo muito trabalho para limpar as galerias pluviais

Prefeitura está tendo muito trabalho para limpar as galerias pluviais Prefeitura está tendo trabalho para limpar bueiros

As equipes de boca-de-lobo da Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura estão tendo muito trabalho para deixar limpas as galerias pluviais de Ibiporã que - por falta de conscientização de alguns moradores - recebem sujeira e entulhos de toda espécie.

Na semana passada, enquanto atendiam à solicitação de uma moradora da Rua Olavo Bilac, na área central, os servidores Valdomiro Venâncio, conhecido como “Preto”, e Valdemar Dias, se depararam com grandes objetos jogados na galeria pluvial, que estavam obstruindo a passagem da água da chuva.

Só para se ter uma idéia da gravidade do descaso, encontraram, na manilha embaixo da calçada, um lata com concreto, um botijão de gás e vários pedaços de tijolos e entulhos, parados abaixo do local onde uma calçada estufou e rachou. A equipe teve que abrir um buraco para identificar e solucionar o problema.

O coordenador das equipes do Parque de Máquinas, Celso Ivancheczen, o Cuiú, informa aos moradores que quando é o caso de limpeza normal de entulhos, as duas equipes fazem a limpeza de 40 a 50 bueiros por mês. “Já, quando se pega um caso como esses ou na Vila Ribeiro, onde também há outras galerias obstruídas, leva-se de dois a quatro dias para limpar cada boca-de-lobo”, relatou.

Cuiú aproveitou para reforçar mais uma vez que “galeria pluvial é só para a água da chuva, não para pedra, areia, galhos, folhas e restos de lixo. As bocas-de-lobo têm que ficar livres evitar esses problemas.”