Geral

 

Publicado em: 12/06/2013 14:01

Dia dos Namorados: casal comemora 52 anos de feliz união


Whatsapp

 

Dia dos Namorados: casal comemora 52 anos de feliz união Dia dos Namorados: casal comemora 52 anos de feliz união


"A idade não nos protege contra o amor. Mas o amor, protege-nos contra a idade" (Jeanne Moreau). Que o diga o casal Francisco Alves Pereira, 77 anos, e Walmira da Silva Pereira, 76. Casados há 52 anos, eles celebram mais um Dia dos Namorados provando que o amor supera todas as adversidades.


Frequentadores do Centro de Convivência dos Idosos (CCI) desde 1999, eles relembram que os primeiros anos de namoro não foram fáceis, pois tiveram que superar a distância, falta de dinheiro e a desconfiança familiar. "Sou cearense e vim para o Paraná aos 15 anos sozinho para trabalhar na roça. O primeiro beijo, roubado, aconteceu apenas três anos depois de conhecê-la. O pai dela era muito rígido e desconfiava das minhas intenções por ser sozinho. Durante o namoro fui trabalhar no interior de São Paulo e Rio Grande do Sul. Juntei dinheiro e a pedi em casamento", conta. Walmira lembra que as saudades eram dribladas com telefonemas e cartas até hoje cuidadosamente guardadas. "Como fui namoradeira, ele deixou um amigo me vigiando durante o tempo que esteve fora para ninguém se aproximar. Mas não dei trabalho. Sabia que era com ele que me casaria e construiria a minha família", comentou a dona de casa.



Entre o noivado e o casamento foram oito meses. O enlace foi celebrado em Uraí. Da feliz união resultaram quatro filhos e seis netos. O casal faz questão de celebrar datas importantes, como aniversários de casamento, nascimento, Natal, Dia das Mães. "Digo que não tem necessidade, mas ele é muito presenteador. No Dia das Mães me deu este lindo relógio", exibiu Walmira. "Ela só não ganha mais porque não quer. Gosto muito de demonstrar o meu afeto pelas pessoas que gosto presenteando", revelou o aposentado. O segredo para uma união longeva? Confiança, cumplicidade, respeito e uma boa dose de paciência, afirmam.


Com mais tempo para descansar e se divertir, o casal gosta de reencontrar os amigos no CCI. "Já saíram muitos namoricos aqui também. É bom para espantar a solidão", comentam. Ele gosta de jogar dominó. Ela bingo e fazer trabalhos manuais, além de ser fã de palavras-cruzadas e leitura. Outro passatempo é dançar. "Não vejo a hora das obras do CCI serem entregues para voltarmos a ter os bailes. Sempre danço quadrilha nas festas juninas", comentou Walmira.


Serviço: Pessoas com 60 anos ou mais interessadas em participar do CCI devem procurar a coordenadora, Vera Lucia Andrioli, no Centro de Eventos Domingos Pires Gonçalves (Domingão) - Rua 19 de Dezembro, s/n. Terças, quartas e sextas-feiras das 14 às 17 horas. Dentre as atividades oferecidas estão alongamento, capoeira, taichi chuan, acupuntura e trabalhos manuais.




Imagens