Publicado em: 11/02/2014 15:12

Parceria da Administração com o SENAI de Arapongas e Empresa  Beneficia Trabalhadores Parceria da Administração com o SENAI de Arapongas e Empresa Beneficia Trabalhadores

Por intermédio da Secretaria Municipal do Trabalho a administração municipal reafirmou no último dia 28 de janeiro uma importante parceria que garante a realização de cursos de marcenaria à população trabalhadora de Ibiporã.  Para isso reuniram-se na Secretaria do Municipal do Trabalho a coordenadora do SENAI Arapongas, Tânia Esper, Waldemar Seinfert, a Secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo e a Coordenadora de Qualificação Profissional, Sônia Martins com objetivo de avaliar o curso ministrado no ano passado e definir novas turmas de Marceneiro para serem realizados em 2014 no município.

Esta ação teve início em 2013 quando por ordem do prefeito José Maria a secretária Lourdes buscou uma parceria entre o município e o SENAI de Arapongas e a empresa MASISA, líder no mercado de produção de placas. O curso, pioneiro nesta modalidade realizado pelo SENAI Paraná, abrangeu as regionais de ponta Grossa, Guarapuava, Toledo e Arapongas, informou Tânia. De acordo com Waldemar, o currículo está sendo reestruturado e a linguagem adaptada para se tornar mais acessível ao trabalhador, tornando a leitura mais leve contribuindo para melhor aprendizagem.

De acordo com Lourdes nesta primeira turma ocorreu um alto índice de evasão. “Apenas onze marceneiros concluíram o curso. Seria ideal que todos que se matricularam fossem até o fim, pois, se trata de curso gratuito, porém envolve grande mobilização de inúmeras instituições”, explica ela.

Para que o curso fosse ministrado à empresa MASISA forneceu os materiais, o SENAI disponibilizou os instrutores, material didático, orientações repassadas aos instrutores e aos coordenadores. A APMIF disponibilizou espaço físico e o maquinário da marcenaria que também é utilizada no Projeto do Natal. As inscrições, monitoramento, acompanhamento e apoio técnico e logístico ficou a cargo da equipe de divisão de qualificação profissional da Secretaria do Trabalho.

Vale ressaltar que na ocasião ficaram pactuadas mais três turmas na área de madeira e móveis. “A primeira turma terá início em março e vai acontecer por meio do Programa ‘O caminho da Profissão’. Pré-requisitos: Ensino Fundamental Completo, maior de 18 anos. Os interessados deverão inscrever-se na Agência do Trabalhador / Secretaria Municipal do Trabalho, na Rua D. Pedro II 294 – das 8 às 17hs”, informa a coordenadora Sônia Martins.