Publicado em: 19/02/2014 09:19

Mutirão auxilia na declaração de faturamento de microempreendedores individuais

Mutirão auxilia na declaração de faturamento de microempreendedores individuais Mutirão auxilia na declaração de faturamento de microempreendedores individuais

Os microempreendedores individuais de Ibiporã podem contar com o auxilio da Administração Municipal, por meio da Secretaria do Trabalho e do SEBRAE/PR, no processo de preenchimento e envio da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) para o Microempreendedor Individual. A ação especial de atendimento foi feita entre os dias 5 e 7 de fevereiro e será realizada novamente nos dias 24 e 25 de fevereiro na Agência do Trabalhador, das 09h às 17h. À disposição dos microempreendedores estarão consultores qualificados.

Conforme dados do Portal do Empreendedor, estão cadastrados no município 876 microempreendedores individuais, com faturamento bruto anual de até R$ 60 mil e que devem prestar contas ao Fisco.

A figura do microempreendedor individual foi criada em 2008 e reúne mais de 400 ocupações, entre elas as de pedreiro, cabeleireiro, mecânico, técnico de computador e artesão. O valor de contribuição mensal varia entre R$ 37,20 à R$ 42,20, permite ao empreendedor ter até um funcionário, emitir nota fiscal, possuir alvará, participar de licitação pública e possibilita o acesso à máquina de cartão de débito e crédito, informou o Coordenador da Sala do Empreendedor Adaueber de Paula.

O prazo para declarar termina em 30 de maio, no entanto, aqueles que não entregarem o documento até o dia 20 de fevereiro não poderão imprimir a guia de recolhimento dos tributos, o que caracteriza inadimplência. Nesse caso, terão que pagar multas e juros pelo atraso nos pagamentos.

Para fazer a declaração é preciso ter em mãos o certificado de condição de microempreendedor individual, os relatórios de receita bruta (faturamento anual discriminado mês a mês), preenchidos e referentes ao exercício de 2013, com as notas fiscais e comprovantes anexos a esses relatórios. Quem não fizer a declaração ficará sujeito à multa mínima de R$ 50,00.

"O auxílio aos empreendedores será gratuito e, quem preferir, poderá fazer a declaração direto pela internet, no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br)", orienta a secretária municipal do trabalho de Ibiporã, Lourdes Narcizo.

"Com o auxilio do SEBRAE/PR ou mesmo direto no Portal, o importante é não deixar de declarar, porque além da multa, o empreendedor pode ficar com o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) irregulares junto à Receita", orienta o consultor do SEBRAE, Julio Rodrigues.

Mais informações podem ser obtidas na Agência do Trabalhador, na Rua Dom Pedro II nº 294, ou pelo telefone: 3178-0223 - 3178 0224 - SALA DO EMPREENDEDOR.