Administração

Publicado em: 19/10/2018 13:43 | Fonte/Agência: Danilo Pomin – Núcleo de Comunicação Social/PMI

Ibiprev realiza posse dos novos integrantes dos Conselhos Administrativo e Fiscal

O Instituto de Previdência de Ibiporã (Ibiprev) realizou na tarde da última quinta-feira (18) a posse dos novos integrantes dos Conselhos Administrativo e Fiscal para o biênio 2018/2020. A cerimônia ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura de Ibiporã e contou com a presença do prefeito João Toledo Coloniezi, além dos integrantes e segurados do Ibiprev.

Em entrevista a diretora presidente do Instituto, Rosana Ap. Borges da Silva, explicou como ficou a composição do Conselho de Administração. “Os eleitos foram a Gimeri Corsini Calsavara e o Osvaldo Serafim Vieira, que representam o quadro de ativos e inativos. Os suplentes deles são o Eli Batista Ferreira e o Paulo Ribeiro. Representando o Poder Legislativo está o Juarez Afonso Ignácio e o João Oberhauser como titulares, e suplentes estão Aldemar Galassi e o Luiz Fernando Alchorne Lemos. Ainda representando o Legislativo está o Devaldo Gilini Junior e o Cristiano Buratto como suplente”, explicou.

“No conselho fiscal ficou o Vinícius, que foi indicado pelo prefeito, mais a Angélica Aparecida de Oliveira Borges, que é uma servidora do SAMAE, e representando os servidores ativos e inativos, que também foram eleitos neste último pleito realizado no dia 08 de outubro, está a Juraci Mariano Pereira e a Rosangela Aparecida de Oliveira Borges. Suplentes delas ficaram o João Paulo de Assis e a Elaine Eskildssen Melhado”, acrescentou Rosana. Sandra Rejane Pelisson Maciel Ponciano foi eleita secretária do conselho.

Ela ainda expôs como foi a votação do último dia 08. “Dos 2.030 segurados pelo IBIPREV tivemos a participação de 49,05%. Foi uma eleição válida porque houve uma porcentagem de participação maior do que a prevista em lei”, expôs a diretora presidente.

Durante a cerimônia de posse também foi feita a prestação de contas das atividades do Instituto, bem como a apresentação dos números sobre investimentos e arrecadações, o que serviu para apresentar e interar os novos conselheiros aos trabalhos.

A constituição dos conselhos é uma exigência do Ministério da Previdência Social. Entre os membros empossados estão os representantes do Poder Executivo, Poder Legislativo e dos servidores ativos e beneficiários do Ibiprev.

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação e orientação superior do instituto, ao qual incumbe fixar a política e as diretrizes de investimentos a serem observadas. Já o Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização da gestão do Instituto de Previdência, dentre suas competências estão examinar os balancetes e balanços, bem como as contas e os demais aspectos econômico-financeiros de quaisquer operações ou atos da gestão.

Os membros acompanharão as atividades desenvolvidas pelo Ibiprev, visando proporcionar a transparência na administração da instituição. Todas as decisões do instituto serão repassadas pelos Conselhos Administrativo e Fiscal nas reuniões ordinárias mensais.