Saúde

Publicado em: 27/05/2019 15:57 | Fonte/Agência: PMI/Núcleo de Comunicação Social

Vacinação contra a gripe entra em sua última semana

Vacinação contra a gripe entra em sua última semana Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe entra em sua última semana

A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, integra a iniciativa do Ministério da Saúde que tem por objetivo imunizar a população contra a gripe em toda a rede pública de saúde. Este ano, o objetivo do Município é imunizar 15.470 pessoas, no entanto, até o momento foram vacinadas 11.549 pessoas, cerca de 74% da meta. O governo federal preconiza a cobertura mínima de 90% de vacinação em todos os grupos prioritários estabelecidos na campanha, que em Ibiporã segue até quinta-feira (30), visto que sexta-feira (31) é feriado municipal do Dia da Padroeira, Nossa Senhora da Paz.

Parciais de vacinação dos grupos prioritários

Crianças: 2979 – 80,3%;

Gestantes: 303 – 55,60%;

Puérperas: 75 – 83,3%;

Trabalhadores de Saúde: 572 – 63,7%;

Idosos: 4871 – 81%;

Professores: 342 – 64,9%;

Doentes Crônicos: 2755 – 74,5%;

Meta: 15.470;

Total: 11.549 - 74,66%.

Contraindicações

A vacina é contra indicada para menores de 6 meses de idade. Pacientes com história de reação anafilática (reação alérgica grave) a um dos componentes da vacina devem passar por avaliação médica criteriosa sobre risco e beneficio, antes da administração da nova dose. Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

Quem precisa tomar a vacina

·         Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias): todas as crianças que receberam uma ou duas doses em 2018 devem ser imunizadas agora;

·         Gestantes: em qualquer idade gestacional;

·         Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto estão incluídas no grupo-alvo de vacinação. Para isso, deverão apresentar documento que comprove a gestação;

·         Trabalhador de Saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade;

·         Professores: todos os professores das escolas públicas e privadas;

·         Povos indígenas: toda população indígena, a partir dos seis meses de idade;

·         Idosos: indivíduos com 60 anos ou mais deverão receber a vacina, apresentando documento que comprove a idade;

·         Força de segurança e salvamento;

·         Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.

O que levar quando for se vacinar?

Carteirinha de vacinação e documento oficial com foto.

Mais informações com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Luquini : 3178-0374.