Saúde

 

Publicado em: 07/05/2020 19:14 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

UBS´s abrem neste sábado (09) para vacinação contra a gripe


Whatsapp

 

UBS´s abrem neste sábado (09) para vacinação contra a gripe Gestantes são um dos grupos prioritários da campanha

No próximo sábado (09) as Unidades Básicas de Saúde San Rafael, La Fontaine (Conj. Agenor Barduco), Bom Pastor, Pérola e Centro de Saúde estarão abertas das 9 às 16 horas exclusivamente para vacinação contra a Influenza (gripe), marcando o início da terceira etapa da campanha nacional de imunização.

A terceira fase da campanha será dividida em duas etapas. A primeira, até 17 de maio, com foco nas pessoas com deficiência; crianças de 6 meses cinco anos; gestantes; mães no pós-parto até 45 dias. A segunda etapa ocorre entre 18 de maio a 5 de junho e estão incluídos os professores das escolas públicas e privadas e os adultos de 55 a 59 anos de idade.

As pessoas contempladas nas etapas anteriores que ainda não se vacinaram (idosos, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas e outras condições especiais, povos indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, trabalhadores portuários,  adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional) podem também comparecer à UBS neste dia, ou durante a semana nas UBS Centro de Saúde, La Fontaine, San Rafael e Pérola, não sendo necessário agendar.

Para se imunizar, é necessário levar carteira de vacinação e um documento de identificação com foto. Profissionais devem apresentar comprovante profissional e os portadores de doenças crônicas a prescrição médica ou receita recente.

A vacina contra a influenza fornecida pelo Ministério da Saúde é composta por vírus inativado, e protege contra os três vírus que mais circularam no ano passado pelo hemisfério sul. São eles: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). A vacina da gripe não evita a infecção pelo coronavírus, mas é especialmente importante porque protege a pessoa principalmente da contaminação e de quadros respiratórios mais graves e internamentos relacionados aos vírus da Influenza.

Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, a meta é atingir 90% de cobertura vacinal em cada um dos grupos prioritários. Em Ibiporã, a imunização entre idosos e trabalhadores de saúde já superou este percentual. Confira:

Cobertura e total de vacinados até o momento:

•          Trabalhador de Saúde: 97,66% - total de vacinados 877

•          Idosos: 115,84% - total de vacinados 6961

•          Portador de Doença Crônica: 38.43% - total de vacinados 1420

•          Caminhoneiros: 128

•          Força de Segurança e Salvamento: 59

•          Transporte Coletivo: 22

Para evitar a aglomeração de pessoas nas unidades de saúde, por conta da pandemia do novo coronavírus, o Município utilizou diferentes estratégias de vacinação, tais como a utilização de espaços esportivos, drive thru, em que a pessoa é imunizada sem sair do carro, e a imunização de idosos com mais de 80 anos, acamados e domiciliados nas residências.


Imagens