DESENVOLVENDO A CIDADE

Publicado em: 09/07/2022 13:10 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Com mais de 200 mil metros quadrados em recape asfáltico e pavimentação nova, administração municipal apresenta relação inicial de ruas que serão revitalizadas

Divididas em cinco lotes e contando com recursos providenciados através do Paranacidade, gestão revitalizará ruas de Ibiporã, considerando recape e pavimentação asfáltica nova

Divulgada na manhã deste sábado (09) pelo Executivo Municipal, a relação de ruas que serão revitalizadas pela atual administração é composta por mais de 50 vias que juntas, somam mais de 200 mil metros quadrados de recape asfáltico e pavimentação.

O Paranacidade, Serviço Social Autônomo ligado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU) foi onde a gestão buscou meios para garantir recursos, junto ao Governo do Paraná e recebeu o parecer técnico para contratação da operação de crédito, junto a Agência de Fomento do Paraná, para a pavimentação e urbanização de calçadas e vias do município, permitindo assim o investimento de R$25 milhões na melhoria da trafegabilidade, planejada desde o início desta administração e que será colocada em prática.

Os trechos contemplados com pavimentação nova proporcionarão valorização imobiliária e a melhoria da qualidade de vida, o crescimento ordenado reflete justamente esta qualidade. Outro fator é a redução do custo da manutenção preventiva e corretiva - que hoje ocorre permanentemente e gera despesas - com material (cascalho e pedra irregular), equipamentos (trator, pá carregadeira e motoniveladora) e mão de obra (servidores da Prefeitura de Ibiporã).

Considerando tudo isso, os custos foram aferidos através de projetos e orçamentos específicos com planilhas com fé publica, onde todos os custos diretos e indiretos foram contemplados. Ainda, para total aproveitamento dos trabalhos que serão realizados, levantou-se o tempo de vida útil de pavimentos, dividindo-os por camadas:

• 50 a 100 anos para subleito compactado;
  • 40 a 50 anos para camadas estruturais de sub-base e base;
  • 15 a 20 anos para camada asfáltica de binder ou ligação;
  • 10 a 15 anos para camada asfáltica de rolamento.

Considerando todo o levantamento realizado pelo Executivo Municipal, tem-se, com pavimentação nova, contando com contribuições de melhoria, os seguintes locais:

• Rua Ilha do Mel; Rua Ilha de Paquetá; Rua Ilha de Itaparica; Rua Ilhas Canárias; Rua das Camélias e Rua das Acácias – Conjunto Marajoara;
  • Rua Humberto E. Belinato;
  • Rua Sabãozinho.

Investimento total = R$ 15.022.754,89

Com recape asfáltico, tem-se:

• Rua Aparecido Antonio de Deus;
  • Rua Indalécio Pinto Teixeira (Entre a Av. Paraná e a R. Getúlio Vargas);
  • Rua Manoel Ribas (Entre a Av. Prefeito Mário de Menezes e Av. Santos Dumont);
  • Rua Vicente Machado;
  • Rua Sete de Setembro (Entre a Av. Prefeito Mário de Menezes e R. Francisco Loures Salinet);
  • Rua Paulo Frontin (Entre a Av. dos Estudantes e R. Padre Vitoriano Valente);
  • Rua Narcizo Benati;
  • Rua Ronat Valter Sodré;
  • Rua Francisco Loures Salinet.

Investimento total = R$ 9.976.492,64

Estas e outras ações serão promovidas pela integridade e segurança de todos os cidadãos, isto é, elas manterão as vias e locais que receberão atenção, em permanente condição de atendimento à família ibiporaense. Ainda sobre isso o prefeito José Maria relembrou que as avenidas Paraná e Santos Dumont receberão iluminação rebaixada a fim de melhorar a segurança e o embelezamento.

A administração municipal ainda destacou que locais como as ruas Água do Pepino, Água da Porteira e Itaúna; ruas Antônio Lazaro; Antônio Ribeiro e Miguel Domusci; ruas Anísio Borges da Silva, Paulo Del Fraro e Poço Bonito receberão atenção por meio de recursos próprios do município de Ibiporã e que também devem ser revitalizadas pela gestão ainda neste período administrativo. Todas contarão com atenção à pavimentação, à drenagem de águas pluviais e às calçadas, e algumas delas passarão por alargamento, execução de ligações e rotatórias pela fluidez do tráfego e a dinamicidade.

As obras, ao serem iniciadas, poderão ser acompanhadas por meio das redes oficiais da Prefeitura de Ibiporã e em atualização fotográfica publicada na área IBIPORÃ+OBRAS, disponível no endereço: www.ibipora.pr.gov.br