Educação

Publicado em: 05/10/2022 14:37 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI com informações da Secretaria Municipal de Educação/PMI

Administração municipal, por meio da secretaria de Educação promove escolha democrática de diretores escolares

Processo de escolha de diretores segue o preconizado pelos planos nacional e municipal de Educação

Divulgação/PMI

A administração municipal, por meio da secretaria de Educação de Ibiporã publicou no dia 28 de setembro, o edital para a escolha de diretores da rede municipal de ensino.

A escolha de diretores deve ocorrer nas 32 instituições municipais e o processo de escolha será permeado por avaliação de mérito, desempenho e consulta à comunidade escolar e os gestores(as) deverão atuar durante a gestão de 2023 a 2025.

O processo de escolha de diretores segue o preconizado pelo Plano Nacional de Educação e Plano Municipal de Educação. Por isso, ele foi dividido em: entrega e análise de documentos à Comissão Central via e-mail ([email protected]) que ocorrerá entre dias 30/09/2022 a 30/10/2022, apresentação de plano de trabalho e arguição pela banca examinadora, e, por fim, a consulta à comunidade escolar por meio de voto secreto. Segundo a meta 19 do Plano Municipal de Educação, há a necessidade de uma prova técnica específica antes do início do processo de escolha do gestor das escolas.

O processo de candidatura a gestores escolares iniciou com a abertura do curso de gestão no dia 30/09/2022, em parceria com a Secretaria Municipal de Londrina e Escola de Governo. Os candidatos terão que fazer um Plano de Trabalho e apresentá-lo à Comissão Examinadora.

Para toda esta ação, a comissão examinadora mencionada, será composta por 3 membros, sendo 2 escolhidos por chamamento público e 1 membro indicado pela Secretaria de Educação. Antes da arguição, a banca avaliará todos os projetos. Desta forma, os candidatos receberão notas pelo trabalho escrito e pela arguição de seu plano perante a comissão que será realizada no dia 19/11/2022 de forma presencial. Apenas os dois melhores candidatos pontuados entre o mérito e o Desempenho, participarão na Consulta à comunidade.

Poderão votar nos diretores escolares os professores da unidade escolar, os funcionários da escola, os pais e os alunos acima de 16 anos. O voto não é obrigatório. A Comissão Central é formada pelo Conselho Municipal de Educação, FUNDEB, MDCA e da Secretaria Municipal de Educação.

A comissão escolar será formada por representantes de diretores, equipes pedagógicas, professores, servidores e pais.

Todo o processo de escolha encontra-se disponível na página da secretaria de Educação, via site da Prefeitura de Ibiporã. ACESSE CLICANDO AQUI!

Ganha a comunidade escolar, ganha a democracia, ganha a administração municipal que defendeu esta modalidade de escolha.