Publicado em: 22/02/2016 12:57

Aluna de escola municipal é selecionada para projeto de GR

Aluna de escola municipal é selecionada para projeto de GR Aluna de escola municipal é selecionada para projeto de GR

Força, flexibilidade, estrutura longilínea, elegância. Estas são algumas das características exigidas das ginastas em uma modalidade esportiva que requer muita disciplina e treinamento. Pois foram estes atributos observados na aluna do 3º ano da Escola Municipal Sebastião Luiz de Oliveira (Jardim John Kennedy), Kauanni Gabrielli Camargo Nunes de Oliveira, oito anos, que a fizeram ser selecionada para integrar o projeto de Ginástica Rítmica (GR) da Universidade Norte do Paraná (Unopar), referência na formação de ginastas no Brasil.

Mais de 120 meninas com idade entre 5 e 8 anos, de Londrina e região, participaram da seleção durante a semana passada. Segundo a professora de GR, Luciane Oliveira, os testes avaliaram o biótipo da criança e também levaram em consideração alguns quesitos de capacidade física como flexibilidade e coordenação. "Pediram para eu executar reversão, espacate, borboletinha. Acho que fiz tudo certinho. Foi legal", revela a tímida aluna.

O talento para a modalidade foi descoberto pela professora Simone Cristina Gnann durante as aulas de GR desenvolvidas no ano passado na escola dentro do programa do governo federal "Mais Educação". "Desde o início percebi que a Kauanni tem potencial, pois além das características físicas exigidas pela GR, sempre teve facilidade para executar os exercícios, é corajosa e disciplinada. Por isso quando abriram os testes na Unopar não pensei duas vezes em convencer os pais dela a inscrevê-la", comenta Simone.

De acordo com Simone, Kauanni é a primeira aluna de uma escola municipal de Ibiporã a integrar o projeto de GR da Unopar. "Ela é um talento nato, que precisa de uma boa oportunidade para ser lapidado. O projeto na Unopar existe há mais de 40 anos, ajudou a popularizar o esporte no país e revelou grandes atletas que chegaram a integrar a seleção brasileira. Quem sabe não é o futuro de Kauanni?", ressalta a professora. "Além da escola, minha família também está muito feliz com esta conquista. Meu pai até chorou ao saber que havia sido selecionada. Vou me dedicar. Meu sonho é ser uma grande ginasta", revela a estudante.

Conforme a professora de GR da Unopar, as meninas aprovadas participam de aulas todas as terças e quintas-feiras, com duração de 1 hora e 15 minutos. "Elas permanecem nesta turma cerca de dois anos, e na medida em que vão se desenvolvendo passam para turmas mais avançadas, até chegar um dia a integrar as equipes de competição. O processo todo geralmente leva cerca de cinco anos", conclui.