Trânsito

Publicado em: 09/05/2019 17:36 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

“Maio Amarelo” é aberto oficialmente em Ibiporã

“Maio Amarelo” é aberto oficialmente em Ibiporã Abertura oficial do “Maio Amarelo” ocorreu nesta terça-feira (09)

O “Maio Amarelo”, movimento mundial que visa diminuir o número de acidentes no trânsito e preservar a vida, foi aberto oficialmente na noite desta terça-feira (07) em Ibiporã com uma solenidade no Cine Teatro Padre José Zanelli. O evento contou com as presenças do prefeito João Coloniezi, secretários, motoristas da Prefeitura, do Samae, de empresas de transportes do município, vereadores, representantes de autoescolas, dos Colégios Estaduais Olavo Bilac e Unidade Polo, Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (Aceibi), autoridades religiosas locais, Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros e comunidade.

O inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Wagner Stochi, palestrou sobre o tema da campanha deste ano “No Trânsito, o sentido é a Vida”. Em seguida, Roger Lacerda (Roger Pneus) contou a sua história real como acidentado de moto, ocasião em que quase perdeu a vida.

Neste início de semana o DTransito começou as atividades educativas nas escolas de Ibiporã. Alunos do Ensino Fundamental I e II dos Colégios Sônia Marcondes e Santa Marta assistiram a palestras proferidas pelos agentes municipais de trânsito e receberam orientações sobre a travessia correta da faixa de pedestres, significado de algumas placas e leis de trânsito. Ao longo do mês mais escolas tanto da rede pública como particular serão atendidas pelas ações. Também estão programadas blitze educativas, jogos educativos e palestra para os motoristas da TIL Transportes. Como o mote da campanha este ano apela para o poder das crianças em influenciar o comportamento dos pais, vamos reforçar as atividades com este público.  “A educação é a mais importante ferramenta de formação da cidadania. Quanto mais cedo envolvermos crianças e adolescentes em ações desta natureza, maiores são as chances de alcançarmos êxito na construção de um trânsito democratizado, assegurando ao mesmo tempo o direito de todos de ir e vir com segurança", defende o diretor do Departamento de Trânsito, Euller Alexandre Gualberto.

Metas

A intenção da Organização das Nações Unidas (ONU) com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundiais, cinco milhões de vidas até 2020. “Lamentavelmente, a cada dia, cresce o número de vidas ceifadas e/ou sequeladas no trânsito das nossas cidades, em parte, em decorrência da imprudência ao volante. Entendemos que a nossa ação deve ser incisiva no âmbito da educação, com medidas que possam culminar com a formação de cidadãos mais conscientes, enquanto pedestres e/ou condutores de veículos”, ressalta o diretor do DTransito.

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que se nada for feito 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos.

Ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, O Maio Amarelo, que está em sua sexta edição, ocorre simultaneamente em 27 países e 423 cidades diferentes. O mês de conscientização foi lançado em 2014 a partir da “Década de Ações para segurança no Trânsito”, ação da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mortes no trânsito em todo o mundo.