Publicado em: 14/07/2020 16:05 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Prefeitura cria abrigo emergencial para moradores de rua durante pandemia

Prefeitura cria abrigo emergencial para moradores de rua durante pandemia Sec. de Assistência Social busca parceria com entidades para implementação do projeto

Com o objetivo de ampliar o acolhimento e a proteção social da população em situação de rua durante a pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura Municipal de Ibiporã disponibilizará nos próximos dias um espaço para abrigar temporariamente essas pessoas. A Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (Serla) ofereceu o ginásio de esportes do Jardim Pérola para abrigar as pessoas. A Prefeitura está adquirindo o mobiliário e os itens de higiene pessoal a ser ofertado a esta população. Segundo a Secretaria de Assistência Social, 25 pessoas se encontram em situação de rua no município atualmente.

Na última sexta-feira (10), a Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social – CREAS, reuniu-se com representantes de entidades que realizam trabalho com a população em situação de rua para firmar uma parceria visando à execução das ações socioassistenciais. “Neste abrigo provisório os moradores em situação de rua terão acesso a local para dormir, alimentação, banho, cuidados de higiene pessoal, avaliação das condições de saúde, testagem para a Covid-19, atendimento psicossocial e encaminhamento conforme a necessidade de cada pessoa ou família. Também contaremos com o apoio de algumas secretarias para o desenvolvimento de atividades que mantenham as pessoas ocupadas durante o dia”, explica a secretária de Assistência Social, Ireny Sorge.

A secretária ressalta a importância do trabalhado articulado entre o poder público e sociedade civil para o sucesso da iniciativa. “Com o abrigo o temporário, o governo municipal quer garantir o isolamento social desta população neste período de frio e pandemia da Covid-19, minimizando, desta forma, os riscos de transmissão do vírus. Esta ação articulada coloca à disposição destas pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social uma estrutura que possibilitará um atendimento digno, que ao mesmo tempo atenda as especificações do Ministério da Saúde, permitindo, sobretudo, a preservação da vida”, argumenta Ireny. O trabalho respeitará todas as orientações de proteção, distanciamento e higiene recomendadas pelas autoridades sanitárias.

Atualmente o Creas realiza um trabalho de abordagem à população em situação de rua, o qual consiste em compreender a particularidade de cada história e buscar soluções como entrar em contato com familiares, encaminhamento para abrigos, orientação da emissão de documentos e acompanhamento psicossocial. O governo municipal planeja, futuramente, implementar o acolhimento institucional à população em situação de rua de Ibiporã.