Educação

Publicado em: 18/07/2023 15:38 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Professora de Ibiporã ganha prêmio internacional por pesquisa inovadora em avaliação da aprendizagem

Mais uma conquista que faz com que Ibiporã se destaque cada vez mais como um polo de excelência também na área educacional

Ibiporã tem mais um motivo para se orgulhar, o destaque é a professora mestra Thais Rossafa Tavares Balbino, que atua no município desde 2015 e recebeu uma premiação de destaque.

Thais, juntamente com sua orientadora, a professora doutora Juliana Reichert Assunção Tonelli foi reconhecida na categoria de Melhor Pesquisa do e-Assessment Awards 2023, um prêmio promovido pela organização sem fins lucrativos The e-Assessment Association, sediada em Manchester, na Inglaterra.

A docente, que trabalha atualmente no Complexo Educacional Municipal Ivanildes Gonçalves Nalim, a primeira escola bilíngue pública do Paraná, apresentou uma pesquisa que consiste em um guia interativo para professores de Inglês, com foco no uso da autoavaliação para o desenvolvimento da aprendizagem. O objetivo é contribuir para o letramento em avaliação, auxiliando os professores no desenvolvimento de estratégias eficazes para crianças aprendizes da língua inglesa.

O prefeito José Maria Ferreira recebeu a notícia com grande alegria e orgulho, ressaltando a contribuição da professora Thais para a educação do município: "é mais um presente para a nossa cidade. Só tenho a agradecer e parabenizar a nossa professora Thais pelo empenho e sua contribuição para a educação com sua pesquisa, que certamente trará diversos benefícios para o setor educacional como um todo", destacou o Chefe do Executivo.

Thais explicou a motivação por trás de sua pesquisa: "percebemos que muitos professores não sabiam como utilizar a autoavaliação de maneira eficaz com crianças aprendizes de inglês para alcançar os objetivos de aprendizagem estabelecidos nos planejamentos. Foi então que decidi criar um guia para que esses professores pudessem desenvolver seu letramento em avaliação, com foco na autoavaliação". Pontuou.

O Secretário de Educação, Antônio Prata Neto frisou novamente a importância desta pesquisa para a educação: “a professora Thais Balbino tem a vocação nata para a docência, e além disso, a dedicação para a pesquisa cientifica, e ao entrelaçar a pratica com o esforço acadêmico trás vivencias maravilhosas aos alunos e docentes da rede municipal de Ibiporã, melhorando o processo de ensino e aprendizagem de forma exponencial. Tenho muito orgulho dessa super "teacher" da nossa escola bilíngue, a primeira pública do Paraná”, parabenizou o secretário.

A premiação contou com a participação de pesquisadores de 12 países, e o projeto de Thais foi um dos 21 finalistas entre 62 projetos inscritos. A docente expressou sua surpresa com o reconhecimento e compartilhou sua jornada: "No início do ano, minha orientadora me enviou informações sobre o prêmio 'e-Assessment Awards 2023'. A princípio, estava um pouco cética, mas decidi competir na categoria de Melhor Pesquisa, já que eu tinha nada a perder".

A próxima etapa para Thais é aplicar o guia em um curso de formação de professores e coletar dados para verificar a eficácia da metodologia. Apesar de ter enfrentado problemas de saúde que a afastaram do projeto por alguns meses, ela pretende escrever um projeto para a Secretaria de Educação de Ibiporã, visando oferecer essa formação continuada tão sonhada.

O guia intitulado “Autoavaliação para a aprendizagem de língua inglesa com crianças: um guia teórico‐prático para professores” foi lançado por Pedro & João Editores e está disponível para ser baixado gratuitamente, em formato ebook, clicando aqui.