Educação

Publicado em: 29/08/2023 14:42 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Em Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, 3º Café com Inclusão é promovido em Ibiporã

O momento teve como foco principal a educação inclusiva, com qualidade

O Cine Teatro Padre José Zanelli foi o cenário de um evento de grande significado: a 3ª edição do Café com Inclusão, acontecida no dia 19/08. De extrema relevância, promovido pela administração municipal, por meio da Secretaria de Educação e da Assessoria de Educação Especial, aconteceu das 8h às 12h.

Iniciado em 2021, o Café com Inclusão chega a sua terceira edição, sendo esta a primeira vez em que esteve contido na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento se destacou pela apresentação de karatê, realizada pelo professor Andrews Rocha e pelos alunos da APAE. Houve também a participação dos alunos da Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal Rotary Club, que animaram o público com sua performance.

No palco, as coordenadoras Sandra Regina Pedro, Silmara Tomáz, Jeniffer Carolina de Souza Melo, Irlane Duarte e Josimara Amancio do Centro de Referência de Inclusão ao Aluno na Rede (CRIAR) foram honradas. Este centro, referência no município, proporciona um ambiente de apoio a cerca de 200 alunos inclusos da rede, contando com uma equipe especializada composta por psicopedagogas, assistente social e psicóloga.

A programação seguiu com a palestra "A Trajetória de uma Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA): Um Relato de Caso", proferida por Maria Lina Grigio, profissional de Relações Públicas, de Londrina/PR. Diagnosticada com TEA aos 35 anos de idade e mãe de uma criança autista, a convidada compartilhou sua experiência inspiradora. O cronograma continuou com apresentações musicais dos alunos do CAESMI/APASI e de Alex Valério - APADEVI/CADEVI. O evento culminou em uma roda de conversa com os pais dos alunos presentes.