Indústria e Comércio

Publicado em: 04/11/2011 14:30

Industrialização - um novo tempo para Ibiporã

Industrialização - um novo tempo para Ibiporã Industrialização - um novo tempo para Ibiporã

Nesta quinta-feira, 3 de novembro, o Cine-Teatro Pe. José Zanelli teve uma noite de gala, em razão do evento preparado pela administração municipal para receber cinco empresários que virão se instalar em Ibiporã.

São empresas que irão edificar novas plantas industriais e anunciaram na ocasião investimentos que, somados, representarão mais de R$ 120 milhões nos próximos quatro anos.

De acordo com o prefeito José Maria, a chegada dessas empresas, somadas às 17 que se instalarão no Condomínio Industrial 1, “irão gerar de 2.000 a 2.200 novos empregos no município até 2014.”

Uma decoração diferenciada foi preparada especialmente para receber os empresários e autoridades, que se impressionaram com o potencial de Ibiporã apresentado em vídeos e por meio de dados estatísticos.

Os visitantes também foram brindados com apresentações do ballet da Fundação Cultural de Ibiporã, que precederam a assinatura dos decretos de doação de áreas e protocolos de intenções para instalação no município.

INTERNET GRATUITA

O primeiro ato foi a assinatura da ata de registro de preços da licitação do programa Cidade Digital, vencida pela empresa Radioscan Telecom Comércio de Componentes Eletrônicos. A empresa assumiu o compromisso de, a partir do dia 20 de dezembro, colocar no ar para Ibiporã o sinal da internet wireless gratuita.

“Essa internet gratuita que agora iremos oferecer é o primeiro passo para que Ibiporã se integre ao conceito de Cidade Digital, que é uma das nossas propostas de governo para universalizarmos o acesso à internet e à informação”, enfatizou o prefeito José Maria.

Assinaram o documento o prefeito, o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (TI), Junior Aliano, e o diretor da Radioscan, Renato Barbiero. “O investimento da sociedade ibiporaense para pôr em prática esse projeto inovador é de R$ 770.474,00”, informou a todos o prefeito.

INVESTIMENTOS VULTOSOS

Em seguida, José Maria assinou os decretos de doação de área à A. Yoshii Engenharia e Construções, à Hayamax Distribuidora de Produtos Eletrônicos e à Roldamax Indústria de Componentes para Esquadrias.

Essas três, de acordo com o termo de compromisso assinado com o Município, por meio do qual receberão os incentivos da lei municipal para atração de empresas, investirão R$ 53,7 milhões (no caso da A. Yoshii), R$ 20 milhões (Hayamax – conhecida pela sua rede de eletroeletrônicos Sonkey) e R$ 800 mil (Roldamax).

O prefeito e os empresários fizeram questão de ressaltar no ato oficial a colaboração da Câmara de Vereadores para a aprovação dos projetos de doação enviados à Casa pelo Executivo.

MULTINACIONAIS

Também foram assinados os protocolos de intenção para a instalação de duas empresas de tecnologia estrangeira: Tégula Soluções para Telhados (tecnologia italiana) e Bimbo do Brasil Alimentos (multinacional com sede no México). Elas não só confirmaram a vinda para Ibiporã, como também anunciaram a previsão de investimento em suas unidades no município: R$ 10 milhões (Tégula) e R$ 36 milhões (Bimbo).

O evento teve a apresentação de vídeos institucionais de algumas das novas empresas para que o público conhecesse sua proposta e sua linha de produtos. O encerramento foi com o lançamento do ‘Show Case Ibiporã’, uma peça publicitária de alto nível, produzida e bancada pela Bravo Propaganda (empresa do grupo A. Yoshii), com o objetivo de divulgar o nome e o potencial de Ibiporã para a atração de novas indústrias que queiram se instalar no município.

O prefeito José Maria concluiu chamando a atenção de todos para o porte dos investimentos que vêm aí. “Esses senhores (empresários) que estão aqui no palco representam indústrias que vão investir nada menos que R$ 122 milhões em Ibiporã. Vocês imaginam o que é isso? É um investimento que talvez não volte a ocorrer num futuro próximo em nossa cidade. Essas empresas vão trazer um salto na arrecadação municipal, mais empregos e mais massa salarial para os nossos trabalhadores”, finalizou.

PRESENÇAS

Compuseram o grupo das autoridades o prefeito, a primeira-dama e presidente da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira; a vice-prefeita Sandra Moya, o vereador João Odair Pelisson, representando a Câmara; o presidente do Conselho Administrativo da A. Yoshii, Atsushi Yoshii e sua esposa Kimiko; o diretor-presidente da Hayamax, Ricardo Akira Hayama; o diretor da Roldamax, Anderson Nesello; o gerente de processos e projetos da Tégula, Luís Augusto Cazuny Santos; o diretor de Novos Negócios da Bimbo, Álvaro Marchi; o diretor da Bravo Propaganda, Leonardo Yoshii; o diretor de TI da Prefeitura, Junior Aliano e o diretor da Radioscan, Renato Barbiero.

Foi justificada a ausência do secretário de Indústria e Comércio, Manoelino de Carvalho, que muito se empenhou nos contatos com esses empresários e na concretização dos negócios, mas não pôde comparecer devido ao falecimento do pai.

Também estiveram presentes os vereadores João Colonieze, Maria do Sindicato, Mari de Sá, Professor Pauletti, Divá e Toninho Cabeleireiro; o gerente da Regional Norte da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), Almir Gaspar Shenfeld; o consultor do Sebrae-PR, Cristóvam Dias; o presidente da ACEIBI, Vander Casagrande, e os comandantes da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros, Tenentes Marcelo Barros e Rafael Galante.

Arquivos

3 - ENTREVISTAS Ricardo Akira - Hayamax, André Vargas e Sanda Moya.mp3 Clique para baixar