Ibiporã segue firme com as melhorias na área da
saúde da rede pública municipal. Segundo a Secretaria Municipal de
Saúde (SMS), desde novembro
de 2018 a fila para exame de raio-x está zerada e, desde março de 2019, não
existe mais fila de ultrassom.
Para a secretária municipal de saúde, Andrea Stroka, o
zeramento das filas foi de suma importância para uma melhoria no atendimento
dos pacientes. “Foi um grande planejamento nosso. Os exames primários são de
grande valia para o posterior andamento no tratamento do paciente. Com exames
deste tipo podemos ter melhores diagnósticos, evitando erros que geram perda de
tempo e dinheiro, com consultas e medicamentos desnecessários. Não compramos
apenas quantidade, queremos a qualidade também’’, assegurou Andrea.
Em 2017, a fila para a realização de raio-x em Ibiporã era de 5.188 pessoas. Já a de
ultrassom era de 4.488 pacientes. Desde novembro de 2018 a fila de raio-x
encontra-se zerada, tal qual a de ultrassom, que foi zerada em março 2019. Segundo
informações da SMS, isso aconteceu graças a maiores investimentos, o que tornou
possível a contratação média de 700 exames de raio-x por mês, o mesmo
acontecendo com o ultrassom, passando de 600 exames para 1.200 e agora com
média de 1.500 mensais.
Confira como foi realizado o zeramento das filas:
USG = Ultrassonografia;
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Em 2017 o contrato
com a Clínica CEDIM era de 600 USG Mensais;
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Em Junho de 2018
o contrato passou a ser de 1.200 USG mensais;
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Em Novembro de 2018 a
fila de espera que era de 2 anos foi zerada.
RX= Raio - X
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Em 2017 o contrato de
convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema
(Cismepar) era apenas para exames de alta complexidade (Tomografia e
Ressonância...);
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Em junho de 2018 o
contrato foi ampliado para os exames de RX passando assim a ser agendado 600 a
700 exames mensais;
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Em dezembro de 2018 a
fila de espera que era de 3 anos foi zerada.
A secretária faz um alerta
quanto aos pacientes agendados que não comparecem na data marcada. "O
maior parceiro da gestão pública deve ser a população, principalmente em
relação à saúde. As faltas prejudicam outros pacientes e o trabalho nas
unidades de saúde", afirmou Andrea.
A orientação da SMS é de
que, caso seja impossível o comparecimento na data marcada para consulta,
exames ou outros procedimentos, o usuário deve avisar a UBS de referência para
remarcar o agendamento do exame.