Saúde

Publicado em: 17/08/2023 15:27 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

SAIBA MAIS SOBRE A CARAVANA SOLIDÁRIA. 1 ato solidário. Até 4 vidas salvas! Doe sangue, doe vida.

A doação de Sangue é um ato de solidariedade. Uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de ate três pessoas.

Para ser Doador é preciso:

• Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos completos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal)
  • Pesar acima de 50 kg;
  • Estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)
  • Apresentar documento oficial com foto ( Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação)

Intervalos para doação

– Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)

– Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)

Impedimentos temporários à doação:

• Gripe ou resfriado: aguardar 7 dias após a cura
  • Diarreia: aguardar 7 dias após a cura
  • Durante a gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana
  • Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses)
  • Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação
  • Tatuagem: Aguardar 6 meses após o procedimento.
  • Piercing nos últimos 6 meses (piercing genital e oral 12 meses após a retirada)
  • Botox: 15 dias após procedimento.
  • Endoscopia/Colonoscopia: 6 meses após realização do exame.
  • Tratamento dentário: período varia de 1 a 7 dias, conforme procedimento.
  • Situações nas quais houve maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses)
  • Outras situações a serem avaliadas

Impedimentos Definitivos:

• Hepatite viral após os 11 anos de idade
  • Diabetes insulinodependente
  • Epilepsia ou convulsão
  • Hanseníase
  • Doença renal crônica
  • Antecedentes de Neoplasias (Câncer)
  • Antecedentes de acidente vascular cerebral (Derrame)
  • Evidência Clínica ou Laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (Vírus HIV), doenças associadas ao HTLV I/II, Sífilis e Doença de Chagas.
  • Uso de drogas injetáveis ilícitas.

Se você está entre os que reúnem as condições necessárias para se tornar um doador, a Secretaria Municipal de Saúde convida você para prestar este ato de solidariedade e cidadania. No dia 02/09/2023 estaremos disponibilizando transporte para as pessoas com interesse para doação de sangue no Hemocentro do Hospital Universitário de Londrina (HU) as 08:00 hrs, com saída da Secretaria Municipal de Saúde.

Interessados preencher o formulário pelo link: https://forms.gle/PDSf1wxECzggRc7T9

Fonte: Secretaria Estadual de Saude (SESA – PR) https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue