Saúde

 

Publicado em: 05/09/2023 14:59 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Em Ibiporã, 75 profissionais, entre agentes de saúde e endemias foram qualificados por programa de aperfeiçoamento profissional

A formatura marca o encerramento de um período de intenso aprendizado e o início de uma jornada dedicada a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Ibiporã

Whatsapp

 

Na tarde da última quarta-feira (30/8), um momento de alegria e reconhecimento iluminou o Cine Teatro Padre José Zanelli em Ibiporã. A formatura de capacitação reuniu 75 agentes de saúde, marcando um passo significativo para aprimorar a atuação desses profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS).

O compromisso do governo federal em fortalecer a formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) é uma medida vital para melhorar o atendimento de saúde em todos os níveis. Essa iniciativa é respaldada pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), e foi consolidada no Programa Saúde com Agente.

O Programa “Saúde com Agente”, uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ofereceu um aprimoramento técnicos em Agentes Comunitários de Saúde e Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. Com uma duração de 12 meses, esse curso combina abordagens de Educação a Distância (EAD) com práticas presenciais, permitindo aos alunos absorver conhecimentos teóricos e aplicá-los de maneira prática sob a orientação de preceptores experientes.

Esses agentes, agora com habilidades e conhecimentos aprimorados, desempenharão um papel crucial na promoção da saúde e na prevenção de doenças, contribuindo assim para uma comunidade mais saudável e bem-cuidada.