Publicado em: 20/01/2012 13:58

Informatização das Unidades de Saúde

Informatização das Unidades de Saúde Informatização das Unidades de Saúde

Para agilizar o atendimento ao cidadão e modernizar o sistema, a Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A primeira a receber computadores em todos os setores e a interligá-los, adotando, por exemplo, o prontuário eletrônico dos pacientes, foi a UBS do Jardim San Rafael, que está sendo reformada e ampliada para melhor atender à demanda da região.

Na seqüência, serão informatizadas as UBSs dos Jardins Pérola e Serraia e também o Centro de Referência em Especialidades Médicas, o CREMI (na Rua Paulo Frontin). Todos os profissionais de saúde e administrativos destas três unidades passaram por uma capacitação nos dias 10, 11 e 12 de janeiro. O treinamento, para assimilarem as rotinas informatizadas que serão adotadas nos postos, aconteceu no Telecentro de Informática da Prefeitura, no CQP (Centro de Qualificação Profissional).

Receberam a formação os médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de odonto e de enfermagem, agentes comunitários de saúde e pessoal administrativo. Será implantados nos unidades o sistema de gerenciamento em saúde da empresa Lucedata.

"Daqui a algum tempo todas as unidades de saúde precisarão estar informatizadas para fazerem os registros dos atendimentos e lançarem as faturas para o posterior pagamento por parte do SUS", informou o técnico da Secretaria de Saúde, Ronaldo Lessa.

"Essa informatização das UBSs, que estamos implantando na nossa administração, trará muitas facilidades para os profissionais e maior agilidade e organização das unidades, que não precisarão mais ter o grande volume de papel que se acumula nos prontuários tradicionais. Todos os profissionais que têm contato com o paciente numa UBS terão agora acesso ao seu prontuário eletrônico, que será constantemente atualizado a cada procedimento realizado", afirmou a secretária municipal de Saúde, Leilaine Rodrigues.

Após esta capacitação realizada, o próximo passo para a informatização das UBSs será a implantação de computadores em todos os consultórios médicos. A partir daí, todas as receitas, pedidos de exames, encaminhamentos, atestados médicos, entre outros procedimentos, serão pelo computador.