Publicado em: 31/07/2009 09:45

Aulas ficam suspensas em Ibiporã até 10 de agosto

Aulas ficam suspensas em Ibiporã até 10 de agosto Aulas ficam suspensas em Ibiporã até 10 de agosto

Seguindo a mesma tendência de outros municípios, Ibiporã suspendeu a partir de ontem (30/7) as aulas nas redes municipal e estadual de ensino, como medida preventiva contra o contágio da gripe A (H1N1). O Governo do Paraná também determinou a suspensão das aulas até 10 de agosto em todas as escolas e universidades estaduais, atingindo cerca de 1,5 milhão de alunos.

O prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, assinou decreto suspendendo as aulas na rede municipal até o próximo dia 7, com previsão de retorno dos alunos somente no dia 10. Com isso, os 5.024 alunos matriculados nas 13 escolas municipais, nos 11 Centros de Educação Infantil, além dos adultos que estudam no Programa EJA ficarão em casa nesse período.

A secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues, explica que o objetivo da medida “é postergar o tempo da epidemia, que tende a ter seu ápice na primeira e na segunda semanas de agosto”. Depois desse período, “com a aproximação da primavera e a elevação de temperatura, a tendência é o vírus recuar”, comentou.

A secretária informa que Ibiporã criou o seu Comitê Gestor contra a Gripe A e tem uma equipe preparada para dar suporte aos hospitais e avaliar os sintomas da doença.

Nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a 17ª Regional de Saúde, de Londrina, realizou um treinamento voltado a secretários municipais, servidores e profissionais e já montou estratégias para o caso de ocorrer uma pandemia da gripe em Ibiporã.

Participaram do treinamento representantes das escolas municipais e estaduais, da Defesa Civil, da Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Prefeitura Municipal, da DGSO (Divisão de Gestão e Saúde Ocupacional), da Polícia Militar e dos Bombeiros. O representante da 17ª Regional no treinamento foi José Carlos Moraes, diretor da Divisão de Planejamento e Informações em Saúde.