Visitas ao Prefeito

Publicado em: 10/02/2012 14:58

Vice-governador Flávio Arns em Ibiporã

Vice-governador Flávio Arns em Ibiporã Vice-governador Flávio Arns em Ibiporã

O prefeito José Maria, vereadores, secretários municipais, diretores da APAE e de escolas estaduais de Ibiporã receberam no último dia 8, quarta-feira, a visita do vice-governador e secretário estadual de Educação, Flávio Arns.

Arns esteve na cidade para conhecer novos equipamentos recebidos pela APAE local (já que é um defensor da causa apaeana), visitou as instalações do Centro Educacional João XXIII (na APAE) e também dos Colégios Estaduais Olavo Bilac e Unidade Pólo.

O prefeito aproveitou para conversar com Arns sobre o pedido de doação de uma área do Colégio Engenheiro Beltrão para que a administração possa construir no local uma escola municipal.

Na ocasião, Arns também se comprometeu a voltar a Ibiporã, no dia 24 de fevereiro, para participar da inauguração da nova Escola Municipal Alice Roma, a maior obra da atual administração, com investimento superior a R$ 3 milhões.

Confira a entrevista com o prefeito José Maria sobre a visita do vice-governador:

Qual a importância da vinda do vice-governador e secretário estadual de Educação, Flávio Arns, a Ibiporã?

José Maria - Mais que a importância da vinda do Secretário Flávio Arns a Ibiporã, é essa relação de amizade que ele tem com a nossa cidade, com as instituições tanto de ensino, como nossos colégios, e também com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ibiporã) e o CADEVI (Centro de Atendimento ao Deficiente Visual de Ibiporã). Então, o Flávio é uma pessoa que é do ambiente familiar de Ibiporã. E a vinda dele, nesta quarta-feira (dia 8) na APAE, no Colégio Estadual Olavo Bilac e no Colégio Unidade Pólo, estreitou essa relação, não só com essas instituições, mas também com o poder público na pessoa do Executivo e do Município de Ibiporã.

O que esperamos é que nós tenhamos alguns projetos como o de doação, por exemplo, o terreno do Colégio Estadual Engenheiro Beltrão: o município pretende retirar uma faixa da área do colégio para construir uma escola municipal. Porque é uma área central e a única área central que dispomos está justamente no Engenheiro Beltrão e se quisermos atender à população de forma mais adequada, nós precisaríamos daquela área.

Nós temos um projeto já há algum tempo no Governo do Estado fazendo essa solicitação e estamos aguardando uma resposta do secretário. Ele (Flávio Arns) se comprometeu a retornar a Ibiporã no dia 24 de fevereiro para a inauguração da nossa Escola Municipal Alice Roma Botti Schmitt e disse que passará um dia em Ibiporã. E isto vai se desdobrar em outras ações como a reforma do Olavo Bilac, a melhoria e a cessão de uma parte do terreno do Unidade Polo para que possamos construir no local um prédio próprio para a nossa Escola Municipal Helena Kakitane, que funciona em dualidade administrativa. Pois estamos buscando acabar com a situação de dualidade nas escolas do Município.

Nós já retiramos a dualidade do Colégio Estadual San Rafael. Era para o Estado comparecer com 70% do custo da nova escola (municipal) do San Rafael - Alice Roma Botti Schmitt. O Estado não compareceu (no Governo Requião) e nós acabamos tendo que assumir integralmente (a obra), mesmo não estando no projeto da Administração arcar com os 100% (do custo). Mas como tínhamos assumido com os professores, pais e alunos da comunidade o compromisso de acabar com essa dualidade no San Rafael, tivemos que assumir o custo total da obra. E foi um valor foi bastante expressivo para o município. É um esforço que a administração faz para poder entregar o prédio da Escola Alice Roma.

E toda essa relação que estamos construindo com o Governo do Estado e já foi construída por outros no passado vai servir ao interesse da nossa cidade, ao interesse da educação e das nossas instituições.