Publicado em: 05/08/2009 12:15

Previna-se e cuide-se conrta a Gripe A

Previna-se e cuide-se conrta a Gripe A Previna-se e cuide-se contra a Gripe A

A Prefeitura de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Saúde e dos Departamentos de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, informa a população do município que vem tomando várias medidas preventivas contra a Gripe Influenza A e para tal já suspendeu temporariamente as aulas em todas as escolas do município até dia 10 de agosto. As equipes de saúde estão preparadas para atender a população e vêm fazendo a triagem dos casos. Confira abaixo orientações importantes de como se prevenir da gripe e de outras doenças respiratórias.

1.    Evite aglomerações de pessoas, principalmente em ambientes fechados.

2.    Abra a janela e deixe o ar entrar, em casa, no trabalho e nos ônibus.

3.    Lave com freqüência as mãos com água e sabão

4.    Ao tossir, cubra o nariz e a boca com um lenço de preferência descartável.

5.    Se estiver com sintomas de gripe (febre acima de 38 graus e tosse ou dor de garganta) use máscara.

6.    Não compartilhe copos, talheres, toalhas e objetos pessoas.

7.    Evite tocar seus olhos, nariz ou boca antes de lavar as mãos.

8.    Só use medicamentos com orientação médica

9.    Em caso de dúvida, procure seu médico ou uma Unidade de Saúde.

10.   Se você está com gripe e apresentar dificuldade de respirar, procure imediatamente um serviço de saúde.

(FONTE: Secretaria Estadual de Saúde do Paraná - SESA)