Saúde

 

Publicado em: 26/08/2009 18:45

CAPS já atendeu 2.800 pessoas de Ibiporã


Whatsapp

 

CAPS já atendeu 2.800 pessoas de Ibiporã CAPS já atendeu 2.800 pessoas de Ibiporã

   Ibiporã conta com dois Centros de Apoio Psicossocial, o CAPS-I e o CAPS Infantil, responsáveis por atender “pessoas vítimas de intenso sofrimento psíquico ou algum tipo de transtorno mental”. Para se ter uma idéia da demanda apenas pelo CAPS-I, que atende a adultos e foi inaugurado em setembro de 2006, nestes menos de três anos de funcionamento já foram atendidos 2.800 pacientes só de Ibiporã.

   De acordo com a coordenadora do CAPS-I, Ligyane Cardoso Beraldo, as psicoses podem ter como causa fatores genéticos ou mesmo podem ter sido geradas por algo que resultou num grande sofrimento psíquico, como uma depressão pós-parto.

   A triagem de pessoas que se dirigem ao CAPS acontece três vezes por semana e a demanda é grande, mesmo ainda havendo muita gente que não sabe que esse serviço é já disponibilizado em Ibiporã há quase três anos.

   “Os pacientes são encaminhados pelos postos de saúde de Ibiporã, pelo Hospital Cristo Rei, pelo CAPS-3 de Londrina (que é uma espécie de Pronto-Socorro em saúde mental) e há ainda a demanda espontânea – pessoas que vêm diretamente atrás do serviço”, explica Ligyane.

   Segundo ela, o objetivo central do CAPs é atender as pessoas em grupos para evitar que venham a ser internadas em hospitais psiquiátricos. “Aqui elas são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, tomam os medicamentos corretamente e procuramos integrar também as suas famílias, para que participem do processo de recuperação do usuário e da sua posterior reinserção na sociedade”, afirma Ligyane. “Nosso trabalho aqui é intenso e trabalhoso, mas muito gratificante pelos resultados de reinserção que alcançamos”, complementa.

   No momento, 64 usuários participam da oficina terapêutica no CAPs-I. O Centro fica na Avenida Engenheiro Beltrão, 235.

 

 

EQUIPE DO CAPS

 

5 psicólogos,

2 psiquiatras

1 terapeuta ocupacional

1 enferemeira

1 educador social

1 auxiliar de enferemagem

1 estagiários da área administrativa

1 auxiliar geral