Tecnologia da Informação

Publicado em: 03/07/2012 13:21

Ibiporã é selecionada para o projeto Cidades Digitais

Ibiporã é selecionada para o projeto Cidades Digitais Ibiporã é selecionada para o projeto Cidades Digitais

Foi divulgada nesta segunda-feira (dia 02/7) a relação dos 80 municípios selecionados pela Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações para participarem do Projeto Cidades Digitais. Ibiporã é um deles e receberá recursos para a instalação de uma rede de dados por meio de fibra ótica.

A cidade, segundo o diretor do Departamento de TI da Prefeitura, Júnior Aliano, foi selecionada por atender a um dos critérios principais estabelecidos pelo programa: "Capacidade gerencial e técnica, sustentabilidade do projeto e expansão da rede, índice da receita corrente per capita da cidade, disponibilidade de equipe de servidores públicos para treinamento, infraestrutura local, possibilidades de estabelecimento de parcerias para manutenção e operação do projeto e densidade domiciliar de acesso à banda larga".

Desde janeiro de 2012, o Município, por meio do programa 'Ibiporã Cidade Digital', oferece à população o sinal de internet gratuito (wireless). No Norte do Estado, além de Ibiporã, foram selecionadas Bandeirantes e Santa Cecília do Pavão.

A rede das Cidades Digitais é composta por um anel de fibra óptica que interliga os órgãos públicos locais. "O que nós queremos com a instalação dessas cidades? Contribuir com nosso país para que tenhamos as gestões públicas cada vez mais transparentes. E para que possamos criar uma cultura digital", afirmou a secretária de Inclusão Digital do MiniCom, a londrinense Lygia Pupatto.

A secretária Lygia Pupatto reforçou que a iniciativa das Cidades Digitais vai ajudar prefeituras de todo o Brasil a cumprir as determinações da Lei de Acesso à Informação. A nova legislação determina que órgãos e entidades governamentais divulguem, na internet, informações de interesse geral da sociedade.

(Com informações do Ministério das Comunicações)