Publicado em: 09/07/2012 09:32

Como fazer a aplicação correta de defensivos

Como fazer a aplicação correta de defensivos Como fazer a aplicação correta de defensivos

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Administração Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, promoveu uma palestra de conscientização para os agricultores do Município, com o objetivo de orientá-los sobre a aplicação correta de defensivos químicos na lavoura, para evitar danos ao ambiente.

O palestrante foi o coordenador estadual da área de grãos da Emater/PR, Nelson Harger, que possui doutorado na área de aplicação de agrotóxicos.

Estiveram entre os presentes o prefeito José Maria, o presidente do Sindicato Rural Patronal de Ibiporã e secretário municipal de Agricultura, Nadir Bigati; o representante do Núcleo da SEAB/PR em Londrina, Gervásio Vieira; a instrutora de cursos do CTA/SENAR em Ibiporã, Devanilde Arias; os vereadores Divá, Mari de Sá e Maria do Sindicato; o presidente do SAMAE, Cláudio Buzeti; e os diretores da Secretaria de Agricultura, Diógenes Magri e Tomás Falkowski.

A palestra foi realizada no salão Clube Concórdia, na PR-090, e reuniu dezenas de agricultores e mulheres que integram o grupo Mulher Atual.

Na ocasião, o palestrante mostrou que com o uso correto da tecnologia disponível e a aplicação correta, os produtores evitam as derivas (que são a dispersão do produto tóxico para outras áreas da propriedade), comuns em 75% das propriedades do Norte do Estado, conforme pesquisa recente feita por uma cooperativa da região. A aplicação correta também resulta em redução de custos e maior produtividade para o produtor.