Cultura e Turismo

Publicado em: 16/07/2012 11:48

Danúbia: de Ibiporã para a Áustria

Danúbia: de Ibiporã para a Áustria Danúbia: de Ibiporã para a Áustria

Ibiporã está novamente em destaque no Paraná por sua vocação de formar e revelar grandes talentos na área artística. A bailarina Danúbia Caroline Barbosa Pereira, de 19 anos, que se formou na Escola de Ballet da Fundação Cultural de ibiporã (FCI), mantida pela Administração Municipal, acaba de ser convidada para dançar em uma companhia de ballet da Áustria.

Sua aprovação, no dia 18 de junho, foi muito comemorada pelo prefeito José Maria, pela vice Sandra Moya, pela primeira-dama Eliana Ferreira e por toda a equipe da FCI.

Danúbia foi a primeira ibiporaense a ingressar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em agosto de 2007, abrindo depois caminho para outros cinco ex-alunos da Escola de Ballet da FCI. A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, ajuda a manter os alunos lá em Joinville, por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Instituto Escola do Teatro Bolshoi.

Danúbia está há quase cinco anos morando em Joinville (SC) e tem se apresentado em espetáculos pelo Brasil.

Em agosto do ano passado, dançou no Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, no espetáculo Don Quixote, que teve entre as autoridades a ministra da Cultura, Ana de Hollanda. A vice-prefeita de Ibiporã, Sandra Moya, esteve na ocasião e se encontrou com a bailarina que ajudou a encaminhar para o famoso ballet. A vice-prefeita é uma das madrinhas da Escola do Bolshoi no Brasil.

PARA A EUROPA

O convite a Danúbia para ir dançar na Áustria foi feito no dia 18 de junho pelo coreógrafo Peter Breuer,, diretor do Ballet do Salzburg Landestheater, que participou de uma audição em Joinville. Ela foi selecionada e deve embarcar para a Europa em agosto.

Danúbia terá um contrato de trabalho por um ano na companhia austríaca. Ela relatou que irá dançar as coreografias de Peter Breuer e adiantou que a companhia já tem uma turnê marcada para a Itália.

O sonho de dançar fora do Brasil aconteceu para Danúbia antes do previsto, já que ela sequer terminou o curso na Escola do Bolshoi , embora receberá o diploma por já ter concluído mais de 70% da formação.

SONHO COMEÇOU AQUI

Na semana passada, Danúbia mandou e-mail para a vice-prefeita Sandra e relatou a felicidade em que está. "Saber que o meu sonho começou aí na Fundação Cultural e lembrar que você e todos aí em Ibiporã acreditaram em mim, é muito gratificante. Por isso é ótimo poder compartilhar esse momento com vocês que me apoiaram. Agora é uma nova caminhada e novas conquistas", afirmou a bailarina.

Ela encerrou dizendo que pretende fazer um bom trabalho no ballet austríaco, mas que no futuro quer retornar ao Brasil. "Vou tentar renovar meu contrato e, se não der, quero ir para um teatro maior. Mas não vou trabalhar mais que dez anos no exterior, pois espero voltar ao Brasil para repassar aqui tudo o que eu aprendi", ressalta.

ATENÇÃO: Danúbia estará em Ibiporã somente na próxima segunda-feira (dia 23/7), quando dará entrevista a partir das 9 horas, no Cine Teatro Pe. José Zanelli.

Recursos para bancar a viagem

A família de Danúbia em Ibiporã está organizando um jantar para arrecadar fundos para bancar a viagem da bailarina à Europa. É que as passagens e também o primeiro mês de estadia na Áustria serão por conta dela. O jantar será no dia 9 de agosto, no Buffet Estilo, em Londrina. Na ocasião, Danúbia fará uma apresentação para os convidados e será colocado um telão onde será apresentado o histórico de sua carreira e o projeto de formação de bailarinas em Ibiporã. Contatos pelo e-mail [email protected].

LEIA MATÉRIA CORRELATA: