Cultura e Turismo

Publicado em: 16/07/2012 14:00

Aproveite suas férias e vá até a Indústria do Conhecimento

A Indústria do Conhecimento do SESI de Ibiporã, mantida pela Administração Municipal, convida a todos para visitarem o espaço e aproveitarem as férias, lendo livros disponíveis na biblioteca, que fica na Rua 19 de Dezembro, 950, ao lado do Centro de Eventos, fone 3178-0238. Confira os títulos consagrados disponíveis no acervo e as sugestões da coordenadora Zilda Gonzaga para este mês:

"Família de Alta Performance: conceitos contemporâneos na educação" (Içami Tiba)

Existe uma revolução silenciosa que vem atravessando gerações. Antes que assuma proporções irreversíveis, merece nossa atenção: os pais não estão conseguindo educar seus filhos. Filhos crescem com cuidados materiais, escolas, mas sem equivalentes cuidados para a formação de valores pessoais, relacionais, profissionais e sociais.

Para melhorarmos a vida no planeta, é preciso que cada pessoa comece uma mudança de atitude dentro de si mesma, atuando o melhor possível para conseguir fazer parte de uma 'Família de Alta Performance'.

A família é um alicerce de riqueza incrível e favorece que cada integrante consiga a sua própria realização pessoal, social e profissional. É com maestria que Içami Tiba fala neste livro Família de Alta Performance sobre a importância de disseminar dentro de casa valores que são fundamentais para qualquer ambiente de negócio como ética, disciplina, humildade, honestidade e gratidão, ou seja, o modo de ser e viver de cada um estão diretamente ligado aos ensinamentos recebidos dentro de cada lar.

"Inteligência Emocional" (Daniel Goleman)

Para Goleman, a consciência das emoções é fator essencial para o desenvolvimentoda inteligência do indivíduo. O autor nos mostra como a incapacidadede lidar com as próprias emoções pode minar a experiência escolar, acabar com carreiras promissoras e destruir vidas.

Goleman lembra ainda que o fracasso e a vitória não são determinados por algum tipo de loteria genética: muitos dos circuitos cerebrais da mente humana são maleáveis e podem ser trabalhados, portanto, temperamento não é destino.

Polêmico, inovador, provocador, 'Inteligência Emocional' é um grito de alerta aos que ainda pensam que a razão é a única responsável pelo caminho da vida. Ela é sem dúvida, essencial no desempenho do ser humano em todas as áreas, inclusive no ambiente familiar e no trabalho.

As sete leis espirituais do sucesso (Deepak Chopra)

Neste livro, Deepak Chopra rompe com a ideia mais tradicional de sucesso. Transformador, o novo conceito transcende as barreiras daquilo que se restringe simplesmente à realização material, elevando sua definição a um nível muito mais pleno, estreitamente ligado à compreensão das necessidades da alma humana e daquilo que é capaz de realizá-la. O autor aborda um tema que se mostra cada vez mais relevante: a realização pessoal. Identificou de forma prática e acessível os sete princípios que contribuempara que as pessoas abandonema concepção equivocada de sucesso e o atinjam em sua plenitude.            Chopra nos ajuda a compreender o sentido mais amplo do sucesso: uma junção de serenidade e bem-estar, nos tornando pessoas melhores e definitivamente bem - sucedidas.

O monge e o executivo (James C. Hunter)

Com uma narrativa envolvente, 'O monge e o Executivo' conta a história de Jhon Daily, um homem de negócios bem-sucedido que percebe, de repente, que está fracassando como chefe, marido e pai.

Numa tentativa desesperada de retomar o controle da situação, ele decide participar de um retiro sobre liderança em um mosteiro beneditino, comandado pelo frade Leonard Hoffmam, um influente empresário americano que abandonou tudo em busca de um novo sentido para sua vida.

O monge defende que a base da liderança não é o poder, e sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrifício. E diz ainda que respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas são virtudes indispensáveis a um grande líder. Ou seja, para liderar é preciso estar disposto a servir e não o contrário, ser servido.

Através da história de personagens fascinantes, Hunter nos apresenta conceitos fundamentais para melhorar nossa capacidade de liderança e o convívio como os outros, ajudando assim a nos tornarmos pessoas melhores e abrindo caminho para o sucesso duradouro.