No terceiro dia das comemorações da Semana da Pátria em Ibiporã, as bandeiras foram novamente hasteadas em frente ao prédio da Prefeitura ao ser entoado o Hino Nacional. A professora Luciane Favoretto Furlan, assessora pedagógica de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, iniciou o momento cívico lendo um texto sobre a letra e a música do Hino Nacional Brasileiro, escritas, respectivamente, por Joaquim Osório Duque Estrada e por Francisco Manuel da Silva.
Após a execução do Hino, o sr. Raul Beloni, representando a comunidade, se dirigiu aos presentes para ler uma mensagem sobre o “Grito do Ipiranga” e ao final conclamou a todos para, enquanto brasileiros patriotas, exercerem a solidariedade para com os mais necessitados. Em seguida, o vereador João Coloniezi leu o belo poema “Pátria Minha”, de Vinícius de Morais, escrito enquanto o poeta estava no exílio.
A secretária municipal de Educação, Miriam Medre Nóbrega, finalizou o momento fazendo uma breve reflexão sobre a história, a política e a economia do Brasil após a proclamação da Independência. Ela ressaltou que muitas estruturas ainda precisam ser mudadas na sociedade e um caminho ainda precisa ser percorrido para que o povo brasileiro possa ter mais autonomia e exerça de fato a sua cidadania seus direitos. “E esse processo passa pela educação, que é uma das prioridades do nosso governo, que não tem poupado esforços e nem recursos neste sentido”, disse Miriam.