Cultura e Turismo

 

Publicado em: 23/07/2012 14:21

Menina de Ibiporã dançará nos palcos da Europa


Whatsapp

 

Menina de Ibiporã dançará nos palcos da Europa Menina de Ibiporã dançará nos palcos da Europa

   A bailarina de Ibiporã Danúbia Caroline Barbosa Pereira, 19 anos, que no mês de agosto irá se transferir para uma companhia de ballet da Áustria, está na cidade revendo amigos e familiares, e na manhã desta segunda-feira (23) esteve na Escola de Ballet da Fundação Cultural de Ibiporã (FCI), onde começou a dançar, aos 11 anos.

   No local reviu as ex-professoras, como Leila de Assis, sua primeira professora, e conversou com jornalistas sobre a nova vida que iniciará na Áustria, onde irá trabalhará com o Ballet Salzburg Landestheater.

   Ao meio-dia participou ao vivo do jornal Paraná TV, da RPCTV, no qual falou sobre a sua história, o começo em Ibiporã e os planos daqui para frente. Quando perguntada pelo repórter sobre os atributos que uma criança ou adolescente precisa ter para se tornar uma bailarina como ela, Danúbia ressaltou que o principal é ter determinação, disciplina e coragem. "É difícil, não tem como negar. Um profissional de ballet precisa ter uma estrutura de atleta e uma alma de artista. Mas dá para chegar lá", assegura.

  Nos últimos cinco anos Danúbia esteve em Joinville (SC), onde cursa a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, e na semana passada, entre os dias 18 e 20, participou do Festival Nacional de Dança de Joinville. Sua aprovação no Ballet Salzburg Landestheater aconteceu em junho, quando foi avaliada pelo coreógrafo Peter Breuer, em uma das audições realizadas pela companhia no Brasil.

   Danúbia terá um contrato inicial de um ano com a companhia austríaca. "Espero renová-lo e, mais pra frente, quem sabe me transferir para um teatro maior. Imagino, se tudo der certo, ficar no máximo dez anos no exterior, pois a intenção é voltar para o Brasil para passar para o pessoal daqui tudo aquilo que aprendi", declarou.  

  Ela foi a primeira ibiporaense a ingressar na Escola do Bolshoi no Brasil, onde foi aprovada em agosto de 2007, abrindo caminho depois para outros cinco ex-alunos da Escola de Ballet da FCI.


FOMENTO DA ARTE

   A Administração Municipal é a fomentadora desse processo de formação artística e revelação de talentos em Ibiporã. Afinal, além de manter a Escola Municipal de Ballet, com cerca de 150 alunos (sendo 80% deles bolsistas, ou seja, que não pagam mensalidade), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, ajuda a manter também os alunos lá em Joinville, por meio de um convênio firmado com o Instituto Escola do Teatro Bolshoi.

 


Imagens