Publicado em: 09/08/2012 08:19

Instalação das câmeras de videomonitoramento

Instalação das câmeras de videomonitoramento Instalação das câmeras de videomonitoramento

A Administração Municipal e o CISMEL (Consórcio Intermunicipal de Segurança da Região Metropolitana de Londrina) já iniciaram a instalação das 10 câmeras de videomonitoramento em Ibiporã, que irão auxiliar as Polícias Militar e Civil na redução e prevenção de crimes. O trabalho técnico vem sendo coordenado em Ibiporã pelo diretor do Departamento de TI da Prefeitura, Junior Aliano.

As câmeras serão colocadas em pontos estratégicos, em locais de grande circulação de pessoas e veículos, para oferecer mais segurança e tranquilidade aos cidadãos, e também nas entradas e saídas da cidade, que são rotas de fuga para criminosos que cometem delitos na cidade ou mesmo nos municípios vizinhos.

Os postes já foram instalados e a próxima etapa será a colocação das câmeras, que oferecem ao operador uma visão de 360 graus do local monitorado.

Também será ativada uma Central de Controle Operacional (CCO), que ficará no prédio da Prefeitura, onde os operadores irão acompanhar as imagens e encaminhar os casos suspeitos ao Pelotão da Polícia Militar, para providências.

A empresa que está executando a parte técnica é a Mersh, de São Paulo, responsável pelo serviço em todos os municípios do CISMEL que receberão as câmeras (serão 10).

O recurso para a instalação das centrais de videovigilância veio do Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. O CISMEL receberá um total de 180 câmeras, sendo 30 para Londrina e 10 para a maior parte dos demais municípios.

As câmeras devem entrar em operação em Ibiporã dentro de 60 dias. Os locais serão os seguintes:

• Praça Pio XII (rotatória central)
  • Av. Paraná (na região dos bancos)
  • Praça Diogo Moya (Av. Santos Dumont)
  • Rodoviária
  • Av. Souza Naves (em frente à UPA)
  • Praça do Jardim San Rafael
  • BR-369 (saída para Londrina)
  • Rua 19 de Dezembro / PR-090 (saída para a Sertanópólis)
  • BR-369 (saída para a Jataizinho)
  • Conj. Kaluana (saída para zona rural)