Educação

 

Publicado em: 10/09/2009 07:45

Aulas retornaram em Ibiporã nesta quarta (09/9)


Whatsapp

 

Aulas retornaram em Ibiporã nesta quarta (09/9) Aulas retornaram em Ibiporã nesta quarta (09/9)

   Após a divulgação de um novo mapa epidemiológico da Gripe A, a Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã decidiu orientar as autoridades escolares a promoverem o retorno das aulas a partir da última quarta-feira, dia 9. 

   Desta vez, foram autorizadas para o retorno às aulas inclusive as crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que estavam com as atividades suspensas desde o dia 30 de julho, como medida de prevenção ao contágio. A decisão do retorno às aulas foi comunicada pelas secretárias municipais de Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues, e de Educação, Miriam Medre Nóbrega. 

   Em Ibiporã, as aulas na rede municipal de ensino (1ª a 4ª série) haviam reiniciado no dia 17 de agosto (após a paralisação que houve em todo o Estado), mas foram novamente suspensas do dia 28 de agosto até 8 de setembro, em virtude do registro de casos de Gripe A entre alunos e professores. Na semana passada só estavam funcionando as escolas particulares e estaduais e duas delas tiveram problemas com a gripe e acabaram fechando as portas após medida cautelar da Justiça: a Escola Estadual San Rafael e a da APAE. 

   Apesar da liberação para a volta dos alunos a partir de amanhã, a Secretaria Municipal de Saúde permanecerá com agentes de saúde (cuidadores) monitorando as escolas em cuja região onde houve casos confirmados. No total, são quatro estaduais (San Rafael, Teothonio Vilela, Ulisses Guimarães e Olavo Bilac), quatro municipais (Mário de Menezes, Sebastião Luiz de Oliveira, Alice Roma Schmidt e Maria Inês Rodrigues), além da APAE. 

   Os profissionais farão o acompanhamento de todos os alunos que tiveram afastamento por motivo de gripe e irão monitorar permanentemente as salas, para retirar os que eventualmente estejam tossindo ou apresentando algum sintoma. \\\"O que fazemos questão de repetir é que aqueles alunos que estiverem com algum sintoma não venham para a escola\\\", enfatizou Leilaine Furlaneto.

   E com aqueles filhos que tenham algum problema crônico, como asma, bronquite ou diabetes, os pais devem manter cuidado especial, embora possam mandá-los para a escola.