Publicado em: 14/09/2009 11:00

Plano de Saneamento Básico terá duas conferências públicas

Plano de Saneamento Básico terá duas conferências públicas Plano de Saneamento terá duas conferências públicas

Com os objetivos de promover avanços na área, planejar a cidade e proteger o meio ambiente e os recursos naturais, a Prefeitura de Ibiporã está desenvolvendo e debatendo com a população o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que irá nortear os rumos de Ibiporã no setor para os próximos 20 anos.
   A execução do Plano de Saneamento, que a Administração Municipal espera que esteja aprovado até o final deste ano, é também em cumprimento a uma exigência da Lei nº 11.445/2007.
   A apresentação à comunidade foi feita no último dia 10, no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), com a presença de autoridades municipais, lideranças de bairros, de associações de classe e empresariais. Foi uma reunião de mobilização aberta ao público, que pôde apontar sugestões e questionamentos.
   O prefeito José Maria e integrantes da equipe técnica da Prefeitura apresentaram o diagnóstico de saneamento do Município (água, esgotamento sanitário, drenagem das águas pluviais e resíduos sólidos), para o conhecimento e coleta de sugestões, visando soluções viáveis sobre o assunto.
   Compareceram os vereadores João Coloniezi, Mari Soares de Sá e Divá, a vice-prefeita Sandra Moya e secretários municipais, técnicos do SAMAE, professores e alunos do Curso Técnico de Meio Ambiente do Colégio Olavo Bilac, e membros dos Conselhos Consultivo e Executivo do PMSB. O Conselho Consultivo tem representantes do poder público, de empresários e de trabalhadores.
   Já a Equipe Executiva do Plano, que tem como coordenador o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Diógenes Magri, é composta por outros quatro técnicos: o engenheiro Marcelo Pelisson (diretor da Secretaria Municipal de Planejamento), o economista Juarez Afonso Ignácio (da Secretaria de Finanças), o coordenador de Controle de Perdas do SAMAE, João Lopes, e o agente de operações Edvaldo de Paula.
   O segundo passo será a realização de duas Conferências Públicas, a primeira no dia 1º de outubro, também no CCI, a partir das 19 horas. Ao final das discussões, será encaminhada a minuta da Lei para a Câmara de Vereadores, para posterior aprovação, lembrando que a mesma pode sofrer alterações a cada quatro anos.

Áreas em que Ibiporã precisa avançar

De acordo com o coordenador do PMSB, Diógenes Magri da Silva, em duas áreas Ibiporã está em estágio avançado. A água tratada chega a 100% dos domicílios da cidade e 98% do esgoto é coletado e tratado.
   Já na drenagem da água pluvial há pontos a corrigir. “Há pontos de alagamento, devido ao entupimento de bueiros que sofrem com a falta de conscientização da própria população, que varre lixo e joga detritos para dentro das galerias. Vamos fazer um grande trabalho neste sentido. E nossas galerias sofrem ainda com ligações clandestinas de água na rede de esgoto e também de esgoto na rede pluvial”, informou.
   Por fim, um ponto a avançar é na separação dos resíduos sólidos (lixo orgânico, lixo reciclável e rejeitos). “A Prefeitura oferece a coleta seletiva, mas não tem como entrar na casa do cidadão para separar. Neste sentido, a participação da comunidade é fundamental, porque o ator principal na separação do lixo é o morador”, enfatizou Diógenes.
   “Temos que aumentar a coleta de recicláveis e do lixo orgânico que pode servir para compostagem (cascas de frutas e verduras). Assim diminuiremos o volume de lixo no aterro, que deveria receber só os rejeitos, que são papel de banheiro, absorventes, fraldas, entre outros”, finalizou.