Agricultura

 

Publicado em: 17/09/2009 12:00

Produtores recolhem embalagens de agrotóxicos


Whatsapp

 

Produtores recolhem embalagens de agrotóxicos Produtores recolhem embalagens de agrotóxicos

   Nos últimos dias 10 e 11 a Secretaria Municipal de Agricultura acompanhou o recolhimento de aproximadamente 4.000 embalagens vazias de agrotóxicos em duas comunidades rurais de Ibiporã: Engenho de Ferro e Boa Esperança.
   Trata-se de um trabalho de suma importância para a agricultura e o meio ambiente do município. Foi a segunda vez este ano que os produtores locais (cerca de 60) tiveram a oportunidade de descartar as embalagens para o local correto, já que caminhões da Associação Norte-Paranaense de Revendedores de Agroquímicos (ANPARA) vêm à cidade para recolher os vasilhames utilizados durante a safra.
   Essa coleta acontece duas vezes e é para atender os pequenos geradores, pois os grandes produtores devem levar as embalagens diretamente à Unidade de Recebimento da ANPARA, localizada em Cambé, na Estrada da Prata, Km 6.
BRASIL É EXEMPLO
   O Brasil é lÍder mundial na destinação de embalagens vazias, através de uma cadeia que envolve o Agricultor, o Poder Público, a Indústria, e os Canais de Distibuição, representado na região de Ibiporã pela ANPARA.
   Em 2004, o Brasil alcançou o índice de 14.825 toneladas de embalagens devolvidas, enquanto os outros países da América Latina devolveram 1.272, a Europa 6.060 toneladas, a América do Norte 5.608 e a Austrália, 500 toneladas. Somados, esses continentes devolveram 13.440 toneladas ao longo do ano. Já o Brasil devolveu sozinho mais embalagens do que 30 países juntos.