Publicado em: 18/09/2009 15:45

Controle de pombos e o Trem Pé Vermelho em debate

Controle de pombos e o Trem Pé Vermelho em debate Controle de pombos e o Trem Pé Vermelho em debate

A Coordenadoria da Região Metropolitana de Londrina (Comel) sedia nesta sexta-feira (18/9), às 14 horas, uma reunião para discutir o grave problema do desequilíbrio ecológico causado pela proliferação das pombas na região de Londrina.
   Há três semanas foi liberado o abate das pombas em Londrina, como medida para conter o excesso de fezes na área central. O debate terá a presença o secretário de Estado do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, e do superintendente do Ibama-PR, José Carneiro.
   Participam da reunião o prefeito José Maria, de Ibiporã, e prefeitos dos municípios da Região Metropolitana (Londrina, Cambé, Bela Vista do Paraíso, Sertanópolis, Rolândia, Jataizinho e Tamarana), a promotora de Meio Ambiente de Londrina, Solange Vicentin e o promotor de Defesa da Saúde Pública e dos Direitos Constitucionais, Paulo Tavares.
   O assunto é de extrema importância, por envolver questões sanitárias, de limpeza, higiene e saúde. “É preciso definir ações de educação ambiental e de contribuição para o equilíbrio ecológico, para que se possa conter a proliferação destas aves que são transmissoras de doenças perigosas”, afirma a coordenadora da RML, Elza Correia.

Trem “Pé Vermelho” dia 21/9
   Na segunda-feira (21), às  9h30, a Coordenadoria da Região Metropolitana de Londrina também sediaará a reunião de trabalho sobre o estudo de viabilidade do Trem de Passageiros “Pé Vermelho”, previsto para interligar as regiões de Londrina e Maringá. Ibiporã seria o ponto de partida do trem e Paiçandu (15 km de Maringá) o ponto de chegada.
   Dirigirão a reunião o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, e a coordenadora da Comel, Elza Correia. Estarão ainda presentes a professora Ana Lucia Ribeiro, coordenadora do Observatório das Metrópoles da UEM; Fernando Afonso Camargo, presidente da URBAMAR; Carlos Alberto Hirata, presidente do IPPUL/Londrina; e José Augusto Felipe, coordenador da Região Metropolitana de Maringá.