Publicado em: 16/03/2010 16:58

Banco Social

Microcrédito: É um programa criado pelo Governo do Paraná e reimplantado em Ibiporã com o apoio da Administração Municipal, para atender aos pequenos empreendedores. Oferece três linhas de financiamento destinados a quem quer empreender ou possui um pequeno negócio. O Programa tem a parceria da Agência de Fomento do Paraná, da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, do SEBRAE e Prefeituras Municipais.

De acordo com a gerente da Agência do Trabalhador, Lourdes Aparecida da Silva Narcizo e o agente de crédito Adaueber de Paula Rodrigues, o programa é adequado para artesãos, prestadores de serviços, micronegócios familiares, agroindústrias artesanais familiares, bem como para associações ou cooperativas constituídas pelos segmentos mencionados.

Como Funciona?

Crédito - Para quem quer começar um negócio está aberta a Faixa A, com investimento fixo de R$ 300 a R$ 2 mil e prazo de pagamento de até 18 meses. Já a Faixa B é destinada para empreendimentos em atividades há, no mínimo, seis meses - o crédito fixo vai de R$ 300 até R$ 5 mil, com prazo de até 18 meses para quitar. Aqueles que possuem empresas formais consolidadas, o Banco Social oferece financiamento fixo de R$ 300 a R$ 10 mil e prazo de até 24 meses.

Financiamento - Pode ser para capital de giro, como a compra de mercadorias e matérias primas industrializáveis ou para investimento fixo - aquisição de máquinas e equipamentos. \"O crédito pode ainda ser usado para investimento misto, que é a combinação de capital de giro e de investimento fixo\".

Faça uma simulação de financiamento através do site www.afpr.pr.gov.br

Não serão financiados pelo Banco Social: compra de insumos para o setor agropecuário, como compra de sementes e animais; aquisição de veículos; itens de custeio, (gasolina, hospedagem); cursos de aperfeiçoamento; valores para participação em sociedade; compra de imóveis (pessoais ou para ponto comercial); e pagamento de dívidas.

Requisitos:

Para aderir ao programa é necessário residir há mais de um ano no município e ter endereço fixo. Além disso, não ter restrições cadastrais e não apresentar ganho bruto anual maior do que R$ 360 mil. Também é necessário apresentar um ou mais avalistas (pessoa idônea, sem restrições cadastrais e que comprove renda).

A quem procurar?

Os interessados devem procurar o agente de crédito Adaueber de Paula Rodrigues, responsável pelo programa, na Agência do Trabalhador de Ibiporã - Rua Vicente Machado, 479, Centro. Telefones (43) 3178-0223 / 3178-0224.